Rússia e a Copa do Mundo pela visão de um ribeirão-pretano

15/06/2018 17:54:00

Já há seis dias em território russo, Caio contou ao ACidade ON sobre suas expectativas, emoção e receptividade vividas nesta aventura

Caio acompanha pela primeira vez uma Copa do Mundo diretamente da Rússia (Foto: Arquivo pessoal)
 

Viajante de longa data, a última parada do ribeirão-pretano Caio Iglesias, de 23 anos, foi no país que será palco do futebol mundial pelos próximos 28 dias: Rússia. A aventura já rende histórias e desperta nacionalismo e esperança no hexacampeonato da seleção brasileira.  

Em entrevista por telefone ao ACidade ON, o jovem diz que a viagem à Copa do Mundo é um sonho realizado. Do outro lado do mundo, então... chega a ser um desafio.  

"Em Moscou é muito diferente. Ao chegar, a comunicação foi difícil porque as pessoas não falam inglês. O câmbio do dinheiro também é mais dificultoso, mas isso me fez perceber que a cultura dos russos é baseada neles mesmos e no forte legado que carregam", explica.  

A receptividade, no entanto, surpreendeu. Junto a cinco amigos, ele planejou todo o trajeto há oito meses, das passagens à hospedagem. Os ingressos dos dois últimos jogos do Brasil na fase de grupos também foram comprados com antecedência.

"Já esperava encontrar um povo mais fechado, mau humorado, mas, no final das contas, fomos acolhidos. Apesar de não falarem a nossa língua, fazem de tudo para ajudar. A gente está se dando muito bem aqui", exclama Caio.

Dada a largada!  

Atualmente em Kazan, localizada a cerca de 800 quilômetros da capital, a estreia da seleção canarinha será assistida pelo grupo em um pub, já na companhia de outros torcedores-novos amigos. A cidade sediará a partida entre Irã e Espanha na próxima quarta-feira (20).  

"Já viajei bastante pela Europa, mas esta é a primeira vez que venho à Rússia. Estamos muito confiantes. Temos um campeonato difícil pela frente, mas o time está completo e bem feito para conquistar mais uma taça. A experiência de viver isso é incrível".  

Para comemorar, os amigos levaram até uma fantasia do Canarinho Pistola, que tem roubado a cena no campeonato. O jovem explica que a ideia foi baseada em uma brincadeira iniciada há quatro anos, durante a última Copa do Mundo.  

"Da última vez, estava trabalhando em um hotel na Inglaterra e não pude assistir aos jogos em casa, mas o famoso 7x1 ficou marcado. Agora, resolvemos trazer o mascote bravo para cá, para mostrar que vai ser diferente: viemos para ganhar", finaliza Caio.  

A aventura do ribeirão-pretano ainda deve durar mais 14 dias em território russo. A data de partida está marcada para o próximo dia 29 dois dias após o jogo entre Brasil e Sérvia, em Moscou. Caio e os amigos assistirão à partida e esperam comemorar o bom resultado.  






    Mais Conteúdo