Noticias


| ACidadeON/Ribeirao

Dante Alighieri estreia festival de teatro nesta sexta (9)

Programação terá quatro peças apresentadas às sextas, no mês de novembro e dezembro; público poderá assistir gratuitamete

 

Guido & Nicoletta, uma das peças da programação (Foto: Divulgação)

A Sociedade Dante Alighieri apresentará o Festival de Teatro Pirandello e Um Pouco Mais, no Centro Cultural Palace, em Ribeirão Preto, durante o mês de novembro, com encerramento em dezembro. O festival contará com a apresentação de quatro peças do dramaturgo italiano Luigi Pirandello, e uma peça do autor, ator, produtor cultural e diretor ribeirão-pretano Celso Rodrigues, que é responsável pela direção das peças, e professor do curso de Iniciação Teatral da Dante Alighieri.  

O público poderá assistir às peças toda sexta, gratuitamente. Mas atenção! Cada apresentação terá apenas 120 lugares disponíveis, por ordem de chegada. Portanto, é bom não se atrasar.  

Nesta sexta (9), a peça A Patente, abrirá a programação do festival, às 19h. Guido & Nicoletta, que já foi apresentado no Festitália, será realizado no dia 23, seguido por O Jarro, Assim É e Belavida.  

Aprendizado  

Segundo Celso Rodrigues, o festival surgiu para dar oportunidade aos alunos mostrarem no palco, o aprendizado adquirido das aulas de teatro. "Pirandello é um nome italiano de reconhecimento universal, com várias peças, contos, novelas, escritos e traduzidos para diversos idiomas. Com temas sempre atuais, poderemos colocar em prática o aprendizado e prestar uma homenagem ao autor", disse Celso. (Germano Neto com supervisão de Marcelo Fontes) 

Festival de Teatro Pirandello e Um Pouco Mais, começa nesta sexta (9) (Foto: Divulgação)

Confira a programação:   

As peças possuem entrada gratuita, com limite de 120 lugares, por ordem de chegada.

A Patente - de Luigi Pirandello
Dia
: sexta (9)
Hora: 19h  

Rosário Chiàrchiaro, é um homem sem perspectivas depois de perder tudo o que tem na vida. Por ser considerado pé frio e agourento, ninguém o quer por perto. Atrai temores supersticiosos onde quer que passe, levando as pessoas a fazer os mais diversos sinais desdenhosos de esconjuro. Vendo-se sem saída para sustentar a sua mulher paralítica e duas pobres filhas, Rosário resolve se valer da condição que lhe é imposta e decide processar dois jovens influentes da cidade, por terem feito sinais de esconjuro para ele. Mas ele quer perder a causa... Rosário Chiarchiaro, cansado da humanidade nojenta, quer vingar-se explorando a superstição popular, impondo um imposto que ninguém, quando de sua passagem se recusará a pagar. Mas para isso falta-lhe apenas uma coisa.
 
Guido & Nicoletta - de Celso Rodrigues 
Dia
: sexta (23)
Hora: 19h  

"Guido & Nicoletta" resgata uma forma sadia de fazer humor, e não utiliza recursos apelativos e de conotação sexual para provocar o riso no espectador, que está em moda atualmente em nossos meios de comunicação. A peça busca o humor puro, e quase inocente, utilizando técnicas tradicionais para atingir o riso e o divertimento. O Comendador Guido, sua impagável esposa Nicoletta e a filha Gina, compõe esta família de origem italiana, agregando, ainda, a divertida empregada Karolaine. Juntos a outros personagens, vão viver deliciosas e bem humoradas situações do cotidiano. A peça é toda dividida em quadros. O ilustre casal recebe convidados, bem vindos ou não, em situações hilariantes e pitorescas. Além de ser uma comédia, o espetáculo não deixa de passar mensagens importantes e de alto valor para o questionamento da sociedade, abordando temas como corrupção, preconceito, fanatismo, casamento, relações sociais e afetivas, entre outros.
 
O Jarro - de Luigi Pirandello
Dia
: sexta (30)
Hora: 19h  

O caos equivale à desordem, e se opõe à ordem como o irracional se opõe ao racional. Em "O Jarro" os personagens movem-se em situações criadas pelo acaso. Querem restabelecer uma ordem racional, mas não conseguem. Aqui são criadas situações absurdas  apesar do seu drama, cômicas. Dom Lolló, rico proprietário de terras, nunca descansa e não permite nenhum entretenimento a seus trabalhadores camponeses. Vive conferindo o trabalho e sempre suspeita que possa estar sendo enganado. Ele só confia em si mesmo. Frequentemente recorre ao seu advogado de confiança e não aceita conselhos que não sejam dele. Nunca tem um momento de paz. Um dia, o jarro novo, onde armazena o azeite que extrai das suas plantações, simplesmente quebra, e enfurece orude produtor rural. Os camponeses que trabalham para ele, temem a ira e se esforçam para acalmá-lo com paciência. Irascível, suspeito, desconfiado, ele continuará a ser vítima de sua própria desconfiança. Sugerem a Dom Lolló, que o jarro seja consertado por tio Dima, homem que é um gênio, e possui mente ativa. Tio Dima é apresentado como o filho do diabo, de quem recebeu a fórmula da sua cola mágica. O jarro será reparado, mas apenas por um curto período.  

Assim é (Se lhe Parece) - de Luigi Pirandello
Dia
: sexta (7/12)
Hora: 19h  

Tudo tem o valor que você dá. Mesmo tendo sido escrita há mais de um século, a peça Assim É (Se lhe Parece), é sempre atual. Revela uma das características marcantes do ser humano: a mania pela curiosidade da vida do outro, a fofoca e a bisbilhotice. A trama central gira em torno da chegada de uma família numa província do interior da Sicília, no sul da Itália, após sobreviver a um terremoto. O que provoca a curiosidade da população local, é o fato de que eles moram em locais diferentes, o núcleo familiar e a sogra. Genro e sogra têm versões opostas para este fato, o que deixa os cidadãos ainda mais curiosos para saber a verdade. Cada um esclarece uma versão, e elucida o porque da família não morar sobre o mesmo teto. Estas versões distintas do fato, é que aguçam a curiosidade de todos, promovendo um verdadeiro tribunal inquisitório para se chegar à verdade. O que é verdade? O que é mentira? A busca contínua do ser humano pela verdade é interminável. Inalcançável. Tudo depende do ponto de vista de cada um. De como cada um enxerga o fato. Existe uma série de verdades, que dependem de pontos de vista para existirem. Elas simplesmente são, se assim lhe parecem. Pirandello aponta que às vezes não há o certo e o errado; o verdadeiro e o falso; um caminho ou outro. Às vezes, duas coisas absurdamente contraditórias podem coexistir e talvez até sem um meio termo. Cada um possui os seus princípios, conceitos, história, sofrimentos e sonhos. Tudo pode ser, se assim lhe parecer.  

Belavida - de Luigi Pirandello
Dia
: sexta (14/12)
Hora: 19h

Belavida, um homem traído por longos anos pela bela e animada esposa, permaneceu viúvo. Se, enquanto a esposa estava viva, ele fingiu não notar ou, pior ainda, aceitar a traição, depois de sua morte, ele inventa uma forma incomum de procedimento: Ser carinhoso e respeitoso com o notário rico, amante de sua esposa. O insólito prazer da tortura pela admiração. A contradição instalada aos olhares menos atentos. A luta entre aceitar ou não o amor, o respeito e a veneração do seu oponente diante de uma situação bizarra e constrangedora. O que é normal? O que é anormal? Venerar o amante de sua falecida mulher parece mais um ato de vingança? Ou a necessidade e o desejo de estar perto do seu filho? É verdade ou não, que ambos choram pela morte da mesma pessoa?

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião da CBN Ribeirão Preto. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. CBN Ribeirão Preto poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Veja também