Câmara aprova reajuste da 'taxa do lixo' em Araraquara

08/10/2015 17:18:00

Pauta foi votada nesta quinta (8); veja a lista vereadores favoráveis e contrários ao aumento

A Câmara de Araraquara aprovou, por nove votos a sete, o aumento na Taxa de Resíduos Sólidos, a 'taxa do lixo', que deve impactar a conta de água dos moradores da cidade a partir do ano que vem. A votação foi realizada durante uma sessão extraordinária na tarde desta quinta-feira (8). (veja qual foi o voto de cada vereador abaixo)

LEIA TAMBÉM: Chediek "tranca porta" do plenário para tentar votar a taxa do lixo

Após três tentativas, os parlamentares conseguiram, enfim, discutir o projeto. A sessão precisou ser realizada sem a presença do público, que foi impedido de entrar no plenário após uma série de tumultos entre manifestantes e vereadores.

O aumento da 'taxa do lixo' deve deixar, a partir de 2016, a conta de água do araraquarense entre 4% e 11% mais cara. Após pressão da oposição, na semana passada, o Governo acrescentou um desconto de 40% no valor da tarifa (para quem consome até 10 m³ de água) e de 20% (de 10 m³ a 20 m³). Para ter direito ao desconto, porém, é preciso estar cadastrado no CadÚnico (famílias que recebem até meio salário mínimo por pessoa) e estar em dia com o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos).

O vereador João Farias (PRB) não compareceu à sessão, e o presidente, Elias Chediek (PMDB), não participa da votação. Edna Martins (PSDB) e Raimundo Bezerra (PRB), que são da base governista, votaram contra.

Vereadores que votaram a favor do reajuste:
Adilson Vital (PV)
Jair Martineli (PMDB)
William Affonso (PDT)
Roberval Fraiz (PMDB)
Gerson da Farmácia (PMDB)
Jeferson Yashuda (PSDB)
Tenente Santana (PSDB)
Helder Rizzo da Matta (PTB)
Rodrigo Buchechinha (SDD)

Vereadores contrários ao reajuste:
Donizete Simioni (PT)
Edio Lopes (PT)
Toninho do Mel (PT)
Luis Claudio Lapena (PP)
Juliana Damus (PP)
Edna Martins (PSDB)
Raimundo Bezerra (PRB)



    Mais Conteúdo