Tempo curto deve tirar candidatos da TV e rádio

29/07/2014 09:54:00

Enquanto partidos pequenos terão 19 segundos, grandes garantem mais de um minuto de aparição

Arte / A Cidade
Propaganda eleitoral na TV (Arte / A Cidade)

 

Candidatos de Ribeirão Preto que vão disputar as vagas da Assembleia Legislativa ou da Câmara dos Deputados pelos partidos considerados pequenos, podem ficar de fora da propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio, que começa no dia 19 de agosto.

Isso porque o tempo dos nanicos varia de 19 segundos a 50 segundos por dia, bem inferior ao dos grandes, como o PSDB e PMDB, que já garantem aparição para todos os seus candidatos
A estratégia dos pequenos será apostar no corpo a corpo para buscar o voto.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, os candidatos a deputado estadual pelo PMDB e PSDB terão por dia 1´55’’ e 1’08’’, respectivamente, de aparição na propaganda eleitoral.

A realidade é diferente do PEN, com seus 19 segundos para ser dividido com todos os candidatos do Estado. Para o candidato de Ribeirão, José Pires, a chance de não contar com o apoio da propaganda eleitoral é grande. “O tempo é muito curto. Não dá nem para expor as ideias. Vou buscar o voto gastando sola de sapato”, diz.

Na mesma situação encontram-se os candidatos do PTB. O partido terá 45 segundos de aparição por dia, de acordo com o TRE.

O candidato Carlos Roberto Mantovani, o Marolo, disse que vai reivindicar a sua aparição na propaganda eleitoral ao Diretório Estadual. “É importante para que os eleitores possam me conhecer”, diz.

Já o vereador André Luiz da Silva, que concorrerá a vaga de deputado estadual pelo PCdoB, também diz que o tempo de seu partido é pequeno - de 42 segundos. “O partido terá que usar muita criatividade porque a chapa é grande e o tempo é pouco”.

Com 47 segundos, o PDT terá de “rebolar” para garantir boa aparição para seus dois caciques, Rafael Silva e Ricardo Silva, que disputam a deputado estadual e federal, respectivamente.

Grandes garantem mídia

Os dois maiores partidos, o PSDB e o PMDB, já garantem exposição para seus candidatos - seja estadual ou federal - na propaganda gratuita pela rádio e televisão a partir de agosto.

Presidente estadual do PSDB, o deputado federal  Duarte Nogueira diz que todos os candidatos do partidão vão aparecer na propaganda. “É uma maneira de incentivar a todos. Serão falas de 7 e 14 segundos”, diz. Segundo Nogueira, os candidatos com mandato e que tenham atuação mais destacada vão aparecer nos primeiros programas.

Já o presidente do PMDB, Baleia Rossi, explica que os candidatos vão aparecer em rodízio. “Todos os deputados com mandato terão uma aparição um pouco maior, dentro de uma proporcionalidade”, explica.



    Mais Conteúdo