Igreja católica abre espaço para propostas de candidatos

24/07/2014 10:43:00

Instrução do arcebispo metropolitano libera apresentação de políticos em encontros paroquiais

Joyce Cury / A Cidade
Propostas de candidatos não poderão ser apresentadas em missas, mas em outros encontros (foto: Joyce Cury / A Cidade)

A Arquidiocese de Ribeirão Preto vai abrir espaço para que seus fiéis que são candidatos a deputado estadual ou federal possam apresentar suas propostas. A permissão favorecerá apenas o candidato que esteja diretamente ligado à comunidade católica onde frequenta.

Na contramão da Igreja Católica, grupos de evangélicos de Ribeirão vão indicar nomes para os eleitores – os candidatos escolhidos serão de outras cidades. O PRB, que é um partido presidido por pastor da Igreja Universal, indicará o cantor Sérgio Reis.

Sobre a abertura de espaço na Igreja Católica, a autorização consta em uma instrução do arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva, que restringe a apresentação dos candidatos apenas nas missas.
Entretanto, elas ficam liberadas em encontros paroquiais, regionais ou arquidiocesanos e também em movimento espiritual.

Cada candidato passará antes pelo crivo do padre responsável pela templo ou pela coordenação do encontro religioso.

Segundo o arcebispo, a abertura de espaço para os candidatos representa um avanço dentro da igreja. “Antes não podia, mesmo que eles fossem da comunidade, apresentar sua proposta. Essa abertura é um avanço”, disse o arcebispo.

O arcebispo disse que o padre ficará encarregado para dar o aval ao candidato a fazer uso do espaço concedido pela Igreja.

“O critério será que o candidato seja da comunidade, que atue na comunidade. Esse é o principal critério que o padre terá de observar”, diz.

Eleitores concordam

Eleitores ouvidos ontem na Praça das Bandeiras são favoráveis a decisão da Igreja Católica. O comerciante Miguel Ruiz Lopes disse que todo auxílio é válido para que o melhor candidato seja escolhido. Já a balconista Marcia Pires afirma que votará em candidato de sua igreja no Parque Ribeirão.

Evangélicos vão indicar nomes de outras cidades

Entre os evangélicos, o PRB de Ribeirão, que é presidido pelo pastor da Igreja Universal, Saulo Rodrigues, indicará candidatos de fora, como o cantor Sérgio Reis. O músico disputará uma vaga para a Câmara dos Deputados.

Outro nome que também poderá ser indicado é de Vinícius Carvalho. Para deputado estadual, o PRB indicará Sebastião Santos, que busca a reeleição a deputado estadual.

Já a Catedral do Avivamento de Ribeirão indicará o pastor Marco Feliciano (PSC), que é de Orlândia.

A Assembleia de Deus, que tem na cidade o terceiro maior templo do País, indicará Adilson Barroso (PEN) a deputado federal.

Católicos são maioria

Pesquisa recente do IBGE aponta que os católicos representam 60% do eleitorado nacional. Entretanto, os evangélicos crescem nesse ranking e já são responsáveis por praticamente um em cada 4 votos. Todas as outras religiões somadas, mais os agnósticos e ateus, chegam a apenas 16% dos eleitores.

Em Ribeirão Preto, boa parte dos 27 candidatos a deputado, entre estadual e federal, buscará voto dos eleitores inseridos no grupo religioso onde frequenta.

É o caso do candidato a deputado federal, Rodrigo Simões (PP), que buscará o apoio dos eleitores católicos da comunidade onde frequenta.

Já o vereador Jorge Parada (PT), que é candidato a deputado estadual, terá votos dos fiéis da paróquia onde desenvolve trabalho social. Samuel Zanferdini (PMDB), tem a simpatia dos evangélicos. 

 

 



    Mais Conteúdo