Eleições: Programas de TV e rádio influenciam

19/07/2014 22:46:00

Para quem não pode contar com a audiência a seu favor, o trabalho social e de proximidade com a comunidade é a saída

A maioria dos oito vereadores que vai disputar a eleição, tem como trunfo a influência que exerce sobre o eleitorado por ser radialista ou apresentador de televisão.

Historicamente, Ribeirão elege, a cada pleito, uma porção de profissionais da comunicação - seja para deputado ou vereador.

Dono de três emissoras de rádio na cidade, o vereador Maurílio Romano (PP), que concorrerá a uma vaga na Assembleia Legislativa, afirma que sua atuação como comentarista lhe garante mais visibilidade.

“Mas não é só isso. O meu trabalho como vereador também tem peso”, diz.

Maurílio conseguiu, ainda, costurar em torno de sua candidatura apoio de lideranças políticas de 32 cidades da região que defendem a implantação da Região Metropolitana.

Já o vereador Léo Oliveira (PMDB), além de radialista, também é apresentador de televisão. O seu grande trunfo é justamente a audiência do programa, que explora matérias policiais.

O peemedebista concorrerá a uma vaga como deputado estadual e afirma ser natural conquistar a simpatia de seus telespectadores. No final de cada ano, Léo realiza uma campanha do Papel Noel. A grande “sacada” é estimular o envio de milhares de cartas pelas crianças para que brinquedos sejam distribuídos.

Infográficos / A Cidade
Vereadores apostam em visibilidade obtida por meio de exposição em mídias para chegar até os eleitores (Imagem: Infográficos / A Cidade)

 

Trabalho social

Sem poder contar com o apoio da audiência dos programas de televisão ou rádio, outros vereadores candidatos apostam no trabalho social realizado.

É o caso do candidato a deputado estadual, o vereador Jorge Parada (PT). O petista aponta como um dos trunfos o atendimento que realiza em uma igreja.

De movimentos sociais até sindicatos

Sem contar com a visibilidade de estar em um cargo eletivo ou de ter em mãos a influência natural dos meios de comunicação, os candidatos “desconhecidos” apostam no apoio de sindicatos, de trabalho social ou da popularidade que tem no bairro onde mora.

Candidato do PTB para deputado estadual, o comerciante Noel Silva diz que trabalha há 30 anos no Parque Ribeirão Preto, onde também mora.

“Quero me doar um pouco. O meu plano é ser a voz do povo”, diz.

Já a professora Simone Graça (PTB), que também concorre ao cargo de deputada, diz que o seu trunfo é o trabalho social realizado há 12 anos em Ribeirão. Ela também espera ter o apoio dos evangélicos e também dos professores da rede estadual de ensino.

Afilhada política da prefeita Dárcy Vera (PSD), Wilma Malta espera conquistar os votos necessários para ser eleita deputada estadual dentro do próprio reduto.

“Eu desenvolvo trabalho social, como psicóloga voluntária, há mais de 15 anos”, ressalta. A candidata afirma, ainda, que terá apoio da classe artística e dos corredores de rua.

“Quero representar a força da mulher e contar com o apoio delas também”, diz.

Já o professor Fábio Sardinha (PCdoB) tem influência em movimento estudantil e social, além de ser sindicalista.

Infográficos / A Cidade
Candidatos também apostam em apoio de sindicatos e na popularidade que possuem no bairro (Imagem: Infográficos / A Cidade)

 



    Mais Conteúdo