PT inicia processo de expulsão de Palocci

18/09/2017 21:22:00

Ex-prefeito de Ribeirão Preto é filiado ao PT desde 14 de maio de 1981; Tremura fala em depoimento mentiroso

Matheus Urenha / A Cidade
PT de Ribeirão Preto abriu processo no Conselho de Ética nesta segunda-feira (18) (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

 

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) abriu nesta segunda-feira (18), no Conselho de Ética, processo para expulsar o ex-prefeito Antonio Palocci Filho da legenda.

A medida é consequência do depoimento de Palocci, há 15 dias, ao juiz federal Sérgio Moro. O petista fez acusações contra o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff.

“É um processo administrativo, que vai ser realizado em Ribeirão Preto, para deliberar a expulsão de Palocci. Ele deu um depoimento mentiroso. Entendemos a necessidade que ele tem de se defender. Mas a postura que adotou compromete o partido”, explicou o advogado Fernando Tremura, presidente do PT de Ribeirão Preto.

O vereador Jorge Parada, que representa a legenda na Câmara, não quis falar sobre a provável expulsão de Palocci. “Prefiro me abster e esperar o trabalho do Conselho de Ética”, disse.

Galeno Amorim, que foi secretário municipal da Cultura de Palocci, também não comentou o caso. “Estou afastado da vida política, me dedicando a assuntos profissionais”, explicou Amorim.

Palocci é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 14 de maio de 1981. O PT foi fundado um ano antes, em 10 de fevereiro de 1980.

Em Ribeirão Preto, Palocci foi vereador e prefeito em duas oportunidades (1993/1996 e 2001/2002). Foi deputado estadual, deputado federal, e ministro por duas vezes - da Fazenda (gestão Lula) e da Casa Civil (gestão Dilma).

Preso há quase um ano

Antonio Palocci está preso em Curitiba desde 26 de setembro de 2016. Em junho de 2017, ele ainda foi condenado a 12 anos de prisão em caso envolvendo a Odebrecht. Em 5 de setembro último, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou Palocci e vários outros petistas ao Supremo Tribunal Federal (STF) por organização criminosa.



    Mais Conteúdo