Ribeirão Preto pode ter drones para monitoramento

20/08/2017 10:29:00

Secretário municipal de Administração disse que estudo envolvendo uso dos drones na cidade já está em fase final de elaboração

Weber Sian / A Cidade
Estudo envolvendo o uso dos drones em Ribeirão Preto já está em fase final de elaboração (Foto: Weber Sian / A Cidade)

 

A Prefeitura de Ribeirão Preto está em fase final de um estudo que tem por objetivo levantar os custos da utilização de drones – veículos aéreos não tribulados – para vários tipos de monitoramento, um verdadeiro “Big Brother” municipal.

A revelação foi feita pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) durante coletiva no Palácio Rio Branco. “Realmente estamos realizando esse levantamento para ver a viabilidade do uso desses drones”, explicou o prefeito.

Segundo levantamento que a coluna fez, prefeituras de várias cidades de estados diferentes já utilizam o monitoramento por drones. O caso mais “famoso” é de São Paulo, que vem utilizando os aparelho como apoio ao trabalho da Guarda Civil Metropolitana.

Em Ribeirão

O secretário municipal de Administração, Angelo Pessini, afirmou que o estudo envolvendo o uso dos drones em Ribeirão Preto já está em fase final de elaboração – previsão é acabar esta semana.

“A ideia é realizar uma licitação em cooperação com várias secretarias. O drone pode ser utilizado para zeladoria, acompanhamento de obras, monitoramentos em tempo real, tudo com registro fotográfico”, explicou Pessini.

O controle de focos de criação do mosquito Aedes aegypti também é uma possibilidade. “Com o drone sobrevoando casas, terrenos e comércios, é possível ter um controle mais preciso desses criadouros”, falou Pessini.

O único empecilho para a contratação dos drones é o caixa da prefeitura. “Por isso, o estudo está sendo feito. Acredito que podemos até economizar”, finalizou o secretário.

Uso é o mais variado

De acordo com Rafael de Almeida Carvalho, da Dronework, de Ribeirão Preto, a aplicação de drones pode ser a mais variada possível. “Um drone custa, em média, R$ 7 mil. E ele pode ser utilizado para inúmeras atividades, mas sempre respeitando a regulamentação feita no dia 3 de maio de 2017”, disse Carvalho.

Correção do IPTU

No ano passado, a Prefeitura de Ribeirão Preto contratou uma empresa para fazer um levantamento aerocartográfico. O estudo serviu para corrigir o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano). O mapeamento foi feito com o uso de drones, que possibilitam fotos em altitude mais baixa em comparação com aeronaves tribuladas.

Detalhes sobre os drones

O QUE É?
Trata-se de um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente.

É REGULAMENTADO?
A regulamentação é recente – foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 3 de maio de 2017. As operações de aeronaves não tripuladas (de uso recreativo, corporativo, comercial ou experimental) devem seguir as novas regras da Anac, que são complementares aos normativos de outros órgãos públicos como o Decea e da Anatel.

PREFEITURAS QUE JÁ UTILIZAM DRONES
• São Paulo-SP
• Curitiba-PR
• Três Lagoas-MS
• Macaé-RJ
• Paulista-PE

NO QUE PODEM AJUDAR
• Segurança
• Atualização do IPTU
• Focos de dengue
• Limpeza pública
• Acompanhamento de obras
• Acompanhar áreas de desmatamento
• Problemas no trânsito



    Mais Conteúdo