Vereador quer proibir salto de paraquedas na área urbana de Araraquara

Projeto de lei de autoria do vereador pastor Raimundo Bezerra quer coibir a prática e evitar acidentes

    • ACidadeON/Araraquara
    • Da reportagem
ACidade ON - Araraquara
Pastor Raimundo Bezerra quer proibir salto de paraquedas na área urbana de Araraquara (Amanda Rocha/ACidadeON/Araraquara)

 

Na semana passada o Portal A Cidade ON mostrou um vídeo em que um homem salta de paraquedas do 27º andar do prédio onde vive, em um condomínio em Ribeirão Preto (SP). A façanha do rapaz, que é profissional, causou polêmica e viralizou na Internet.

Essa discussão chegou até a Câmara de Vereadores esta semana. O parlamentar pastor Raimundo Bezerra (PRB) propôs uma lei que proíbe a prática do paraquedismo e do base jump em locais considerados, por ele, inapropriados em toda a área urbana do município.

O base jump é uma modalidade de salto com paraquedas no qual as pessoas pulam de lugares fixos e desafiadores, como prédios, penhascos, pontes e antenas, com o uso de paraquedas específicos para curtas distâncias. A prática não é regulamentada e já é considerada um dos esportes mais perigosos do mundo, com mortes registradas em todos os continentes.

Pastor Raimundo explica que o objetivo de seu projeto é preservar a vida, “pois essa prática em local inapropriado pode ocasionar danos ou morte do praticante e de terceiros. O que temos visto ultimamente nas redes sociais é que a prática tem se disseminado, estimulando aspirantes a se aventurarem em lugares inadequados”, argumenta o parlamentar.

De acordo com o projeto de lei, que será votado em breve, fica proibido saltar de edifícios, sacadas de edifícios, pontes, viadutos, torres de comunicação e transmissão e similares. Os infratores pagarão uma multa no valor de 194 Unidades Fiscais do Município (UFMs, R$ 51,77 no momento), equivalente, hoje, a R$ 10.043,38, o qual será duplicado em caso de reincidência.

Os paraquedistas profissionais que forem flagrados saltando de locais proibidos, além de pagarem a multa, perderão a licença. Além disso, o material utilizado no salto será apreendido.
 


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.