Câmara de Ribeirão aprova entrada de animais de estimação em hospitais

19/05/2017 20:59:00

Instituições da cidade precisam seguir uma série de determinações para que visita traga bem-estar ao paciente e ao pet

Zé Carlos Barretta / Folhapress
Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, já permite a visita de animais de estimação (Foto: Zé Carlos Barretta / Folhapress)

 

Não estranhe se, na próxima vez que for a um hospital de Ribeirão Preto, você encontre um visitante de quatro patas na instituição.

A Câmara de Ribeirão Preto aprovou, na sessão ordinária desta quinta-feira (18), um projeto do vereador Igor Oliveira (PMDB) que permite a entrada de animais domésticos e de estimação em hospitais da cidade.

Segundo o vereador, a ideia do projeto surgiu em uma noite de sábado, assistindo à televisão. “Vi uma reportagem estrangeira de um cachorro que foi levado para visitar o dono, que estava internado, e ele apresentou melhoras. No dia seguinte já entrei em contato com minha assessoria”, diz.

Porém, o projeto, que permite que pessoas internadas recebam visitas dos pets de estimação, possui uma série de regras a serem atendidas pelo bem-estar do animal, do dono e dos pacientes do hospital.

A visita só será permitida após a autorização do médico responsável pelo paciente, com agendamento prévio e a apresentação do laudo veterinário atestando as boas condições de saúde do animal. “Importante ressaltar também que o hospital deve destinar um local próprio para a visitação, longe de pontos de isolamento, quimioterapia, transplante, vítimas de queimadura e outros pontos”, explica.

Aguardando a aprovação do Executivo para a implantação do projeto, o vereador diz que, apesar da terapia não prometer curar doenças, ela oferece benefícios. “Eu mesmo tenho cachorros e fico o dia todo fora de casa. Quando vejo a alegria deles, latindo quando chego em casa, aquilo mexe com a gente.”

Projeto testado e comprovado

Implantada em 2009 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, a visita de animais de estimação é uma prova de que o projeto, com suas devidas recomendações, pode sim funcionar em Ribeirão Preto.

Com 51 animais, entre cachorros, gatos, coelhos e até pássaros, tendo feito visitas na instituição, a gerente de atendimento do serviço ao cliente do hospital na capital, Juliana Hissamura, explica que os benefícios são inúmeros. “Muitos dos pacientes que não tinham sequer previsão de alta se recuperam mais rapidamente quando recebem uma visita. É fantástica a aceitação”, comenta.

E até mesmo os animais ficam emocionados nesse reencontro. “Tem animais que recomendamos até vir de fraldinha por causa da animação da visita. É emocionante acompanhar um desses encontros”, conclui.



    Mais Conteúdo