Petistas de Ribeirão Preto articulam apoio a Lula para a presidência

08/03/2017 07:26:00

O presidente local do PT, vereador Jorge Parada, confirma a articulação em prol do ex-presidente

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

 

Apesar de a eleição presidencial só ocorrer em outubro de 2018 - daqui a 19 meses -, os petistas de Ribeirão Preto começam articular apoio para fortalecer a possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o Palácio do Planalto.

Entre as estratégias do diretório local do PT, constam a realização de abaixo-assinado e a busca de ações para fortalecer a base eleitoral, principalmente a classe operária.

O presidente local do PT, vereador Jorge Parada, confirma a articulação em prol do ex-presidente. “É até um processo natural até mesmo porque o Lula foi o melhor presidente do Brasil. Elevou o consumo e gerou o emprego”, afirmou.

Sobre o abaixo-assinado, a iniciativa segue um movimento do PT nacional. Para o presidente local do PMDB, Paulo Saquy, o retorno de Lula para a presidência seria um retrocesso para o Brasil. “Qualquer pessoa em sã consciência, com o mínimo de instrução, sabe que essa candidatura é prejudicial”, afirmou o peemedebista.

O lançamento e a manutenção da possível candidatura de Lula não será uma missão fácil, já que o ex-presidente responde a dois processos na Justiça Federal do Paraná. Um envolve o uso de dinheiro oriundo de corrupção na compra e forma de um triplex no Guarujá, o segundo refere-se ao suposto recebimento de propina da Odebrecht para pagar terreno onde é hoje o Instituto Lula, em São Paulo.

Há outras três ações em tramitação na Justiça de Curitiba. 

PMDB local repudia

O presidente local do PMDB, Paulo Saquy, afirmou que o presidente Michel Temer tem a missão de reconstruir o Brasil, buscando medidas para retomar a geração de emprego. “Acabaram com o Brasil. Basta ver o saldo negativo de postos de trabalho e a dívida absurda do País”, afirmou. Segundo ele, não há qualquer chance de o PMDB voltar a se aproximar do PT. “Não podemos repetir esse erro novamente”, disse.

Tucanos criticam

Filiados do PSDB ouvidos pelo A Cidade também repudiam a possível candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente local do PSDB, Nicanor Lopes, afirma que o País precisa de um plano político maior, arrojado e profissional, para que possa sair da decandência provocada pelo PT.



    Mais Conteúdo