Prefeitura de Ribeirão Preto atrela pagamento de fornecedor a desconto de até 25%

03/02/2017 13:38:00

Palácio Rio Branco pretende economizar até 4,3 milhões

*Notícia atualizada em 4 de janeiro, às 11h25.

A Prefeitura de Ribeirão Preto irá, enfim, pagar os fornecedores – alguns não recebem desde 2015. E promete até pagamento à vista. Entretanto, impõe uma exigência: o credor terá que dar um desconto de 10% a 25% no valor total da dívida. Com isso, o Palácio Rio Branco pretende economizar até 4,3 milhões, regularizar a situação com a maioria dos fornecedores e recuperar a credibilidade.

O decreto com a medida foi anunciado na manhã desta sexta-feira (3) pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em coletiva de imprensa e publicado no Diário Oficial.

Segundo levantamento da Secretaria da Fazenda, a prefeitura têm hoje dívida com 368 fornecedores.
A Cidade mostrou, com base na Lei de Acesso à Informação, que até a primeira quinzena de janeiro a dívida com fornecedores era de R$ 170 milhões.

Entram na negociação quem tem até R$ 1 milhão para receber de pagamentos vencidos até 31 de dezembro do ano passado - que, segundo a prefeitura, representam 96% do total de credores.

Quem aceitar os desconto, que é diferente para cada valor da dívida (ver infográfico) receberá o montante dez dias depois o acordo, à vista.

Já quem recusar ficará sujeito à obscura “ordem cronologica de pagamentos”, sem prazo para receber.

O presidente da ACI (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Antonio Maçonetto diz ver a medida com bons olhos. “Em muitos casos, é melhor dar o desconto e receber agora do que ficar na insegurança. E esse pagamento à vista movimenta a economia e recupera a credibilidade da prefeitura junto ao mercado”, afirmou.



    Mais Conteúdo