EPTV realiza debate entre candidatos à Prefeitura de Ribeirão

29/09/2016 22:15:00

Encontro entre cinco políticos será dividido em quatro blocos e terá diálogos traduzidos para a linguagem de sinais

Matheus Urenha / A Cidade
Candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto participam de debate (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)
 

A EPTV realiza o debate entre cinco candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto nesta quinta-feira (29), a partir das 22h35.

Ricardo Silva (PDT), Duarte Nogueira (PSDB), Gandini (PSB), Rodrigo Camargo (PTB) e Wagner Rodrigues (PCdoB) integram partidos com representação superior a nove parlamentares na Câmara dos Deputados em Brasília e, portanto, participarão do embate.

O encontro entre os candidatos será dividido em quatro blocos, intercalando perguntas com tema determinado e questões de tema livre – além, claro, de um bloco para as considerações finais. Em cada bloco, a pergunta poderá ser feita em até 30 segundos, com direito de resposta de um minuto e meio, réplica de um minuto e tréplica de 45 segundos.

Os candidatos terão seus diálogos traduzidos para a linguagem de sinais – oficializada em 2002 como a segunda língua dos surdos.

1º bloco

Com início às 22h45, o debate se iniciou com as perguntas de tema determinado. O candidato Wagner Rodrigues abriu o bloco questionando Duarte Nogueira sobre a melhora na saúde de Ribeirão Preto. João Gandini perguntou para Rodrigo Camargo sobre as medidas de eliminar a corrupção na cidade, que passa pela Operação Sevandija e Duarte Nogueira escolheu Wagner Rodrigues para comentar sobre pavimentação.

Durante uma pergunta de Ricardo Silva sobre a geração de empregos na cidade para João Gandini, os políticos utilizaram parte do tempo para comentar sobre investigações da Polícia Federal sobre corrupção. Finalizando o primeiro bloco, Rodrigo Camargo questionou Ricardo Silva sobre a educação na cidade, focando a pergunta na nomeação dos diretores das escolas de Ribeirão Preto.

2º bloco

O segundo bloco foi iniciado com faíscas. Wagner Rodrigues foi o primeiro a perguntar, e escolheu Ricardo Silva para falar de saúde – mesmo tema que o candidato do PCdoB tirou no primeiro bloco. Porém, ambos candidatos focaram as respostas nos problemas do governo estadual do PSDB.

Rodrigo Camargo escolheu João Gandini para comentar as propostas em relação ao bem-estar animal.

Duarte Nogueira questionou Rodrigo Camargo sobre a corrupção na cidade – tema já comentado no primeiro bloco e aparentemente um dos prediletos dos candidatos. João Gandini escolheu Wagner Rodrigues para falar sobre a fila de espera de moradias na cidade e Ricardo Silva encerrou o bloco, perguntando à Wagner Rodrigues sobre a captação de água em Ribeirão Preto – porém, o candidato do PDT fez questão de relembrar casos como a Máfia da Merenda e a Lava Jato para atacar (sem citar nome) o candidato Duarte Nogueira. 

3º bloco

O terceiro bloco foi de ataques disfarçados aos candidatos de Ribeirão Preto. Durante todo o bloco, os candidatos evitaram farpas mais diretas – o que foi mais claro no debate realizado pelo A Cidade, ACidade ON e rádio CBN

João Gandini abriu o bloco questionando Rodrigo Camargo sobre as ideias do candidato para implantar um transporte público de qualidade em Ribeirão Preto. Em seguida, Wagner Rodrigues perguntou a Ricardo Silva sobre os programas do político de habitação de baixa renda.

Duarte Nogueira perguntou ao candidato Rodrigo Camargo sobre o abastecimento de água na cidade, que aproveitou a deixa para afirmar que a cidade não pode “trocar o rosa-choque pelo azul-bebê” e em seguida Rodrigo devolveu “o favor” a Nogueira, perguntando para ele sobre as melhorias no sistema de trânsito em Ribeirão Preto.

Para encerrar o terceiro bloco, Ricardo escolheu Wagner – que o escolheu no início do bloco – para falar da região metropolitana.

4º bloco

O debate se encerrou com faíscas entre Rodrigo Camargo e Ricardo Silva. Wagner Rodrigues abriu perguntando a Ricardo Silva sobre a segurança pública em Ribeirão Preto e as mudanças nessa área.

Em seguida, Rodrigo Camargo escolheu João Gandini para perguntar sobre a coleta de lixo em Ribeirão. Porém, na réplica, começaram os “ataques” ao candidato Ricardo Silva e de menção à nota de R$ 2 encontrada no cofre de Marcelo Plastino (reportagem exclusiva do jornal A Cidade), que tinha as siglas RS. Rodrigo também atacou o candidato na réplica. Em ambos os ataques, Ricardo pediu direito de resposta, mas os pedidos foram negados.

Duarte Nogueira questionou Rodrigo Camargo sobre as medidas para melhorar o desemprego entre os jovens. Porém, na resposta, Camargo aproveitou a oportunidade para falar que Ricardo “assumiu a culpa” pela nota de R$ 2, ao pedir direito de resposta quando a nota foi citada na pergunta anterior.

Rodrigo depois perguntou a Gandini sobre o abuso de poder econômico, quando novamente e “disfarçadamente” falou de Ricardo Silva.

Ricardo encerrou o bloco pedindo educação aos candidatos e questionando Wagner Rodrigues sobre o tema. Na tréplica, Ricardo encerrou as perguntas atacando João Gandini e comentando que o candidato limpa as mãos no terno após cumprimentar os eleitores.

Depois disso, os candidatos encerraram o debate pedindo o voto dos eleitores nas considerações finais. 



    Mais Conteúdo