Candidatos entram na reta final de campanha

26/09/2016 11:06:00

Faltando menos de uma semana para as urnas, postulantes a prefeito e vereador intensificam ações em Ribeirão Preto

Os nove candidatos a prefeito de Ribeirão Preto e os 551 candidatos a vereador entram na reta final da campanha eleitoral. A seis dias das eleições, os postulantes ao cargo eletivo devem intensificar suas estratégias na busca pelos votos, principalmente dos indecisos.

Para o eleitor, inicia o período para que ele possa definir, de fato, o voto.

Especialistas ouvidos pelo A Cidade afirmam que, no caso dos candidatos a prefeito, eles precisam ter foco e evitar “atirar para todos os lados” na ânsia de conquistar a todo custo o eleitor. Isso porque o tiro pode sair pela culatra: o candidato, ao invés de conquistar, perderá votos.

Melhor proposta

Para o marqueteiro Renato Faleiros, os candidatos devem apostar na proposta que mais agradou o eleitorado e intensificar sua divulgação nesta fase.

“É o que chamo de ‘ideia força’, que tem peso de agregar definitivamente a imagem do candidato. Cabe a ele [o candidato] também sintetizar outras propostas. Entretanto, o caminho é ter foco: não adianta atirar para todos os lados”, afirma.

Faleiros diz também que, na reta final da campanha, os candidatos precisam abrir mão dos ataques. 

“Não funciona agora. Não precisa atacar. O momento é de o candidato passar mais segurança para o eleitorado. Nessa altura do campeonato, o que vai pesar é o debate, já que lá o confronto é inevitável.”

O especialista em marketing político Yuri Félix Araújo também concorda com as orientações de Faleiros e acrescenta: “É preciso dar corpo maior para a campanha nesta reta final”.

Segundo Yuri, é preciso apostar principalmente nas bandeiras na rua e nos jingles, para intensificar a imagem do candidato. “E o candidato precisa marcar presença em vários locais. Além disso, deve passar confiança maior”, disse.

Para a propaganda eleitoral na TV, os candidatos precisam, segundo Yuri, apostar mais no lado emocional. “A grande estratégia é ‘tocar’ o coração dos eleitores, usando artes, músicas... Entretanto, o candidato precisa do bom senso, ter cuidado para não perder a credibilidade.”

Divulgação / Pixabay
Debate na EPTV será na noite da próxima quinta-feira, com transmissão ao vivo (Foto: Divulgação / Pixabay)

 

EPTV realiza último debate

Cinco dos nove candidatos ao Palácio Rio Branco estarão cara a cara no debate transmitido pela EPTV, na próxima quinta-feira (29), após a novela “Velho Chico”. Esse é o debate que tradicionalmente encerra o primeiro turno das eleições.

Os candidatos Duarte Nogueira (PSDB), João Gandini (PSB), Ricardo Silva (PDT), Rodrigo Camargo (PTB) e Wagner Rodrigues (PCdoB) participarão do confronto porque seus partidos possuem mais de nove representantes na Câmara dos Deputados.

O debate contará com quatro blocos. Em todos eles, cada candidato terá direito a fazer uma pergunta e os tempos de questão, resposta, réplica e tréplica serão os mesmos.

A Cidade realizou seu debate no dia 5 deste mês, com transmissão ao vivo pelo ACidade ON e também pela rádio CBN. Participaram deste debate os candidatos Ricardo, Rodrigo, Wagner, Nogueira e Gandini.

Análise>>>Candidatos devem falar a verdade

“A reta final da campanha eleitoral para os candidatos é, de fato, bastante decisiva. Por isso, os candidatos devem ser o mais transparente possível e evitar enganar o eleitor. O candidato deve falar a verdade. Somente assim conseguirá conquistar o voto, principalmente dos eleitores indecisos. O candidato deve apresentar propostas que atendam às necessidades dos eleitores, da cidade, dos bairros. E não apresentar propostas utópicas. Diferentemente daquilo que muitos pensam, os eleitores sabem avaliar o candidato. O candidato a prefeito só vai conseguir o voto quando apresentar uma proposta e saber explicar como irá viabilizar. Não adianta querer ganhar o eleitor com muitas propostas, mas sem fundamento. É enganação. Por isso, eu oriento o candidato a ser sincero. Se não pode realizar determinada obra, caso seja eleito, melhor não prometer.
Cabe aos eleitores também a função de filtrar tudo o que lê e ouve durante a propaganda eleitoral. Há muitos candidatos que fazem uma verdadeira produção de marketing. Então, o eleitor precisa ser muito crítico para não reclamar depois. É comum, após determinado candidato ser eleito, os moradores reclamarem. Agora é o momento de todos os eleitores analisarem as propostas e escolherem o melhor para a sua cidade.”

Maximiliano Martim Vicente, cientista político

As estratégias dos candidatos

Wagner Rodrigues (PCdoB)
“Continuaremos com as visitas a bairros, empresas e comércio. Os debates nas principais emissoras serão decisivos e importantes para divulgação das nossas propostas, projetos e plano de governo.”

Ricardo Silva (PDT)
“Mesmo com todos os ataques e as perseguições das últimas semanas, vamos seguir falando a verdade para a população e continuar apresentando propostas para Ribeirão Preto, que precisa de uma gestão séria e profissional.”

João Gandini (PSB)
“A estratégia na reta final da campanha será de reforçar o contato pessoal com os eleitores, levando as propostas do PSB.”

Duarte Nogueira (PSDB)
“De fato, o eleitor define o voto nesta reta final. Assim, a estratégia é intensificar as nossas caminhadas, que permitem o contato direto com o eleitor. No horário eleitoral, vamos reforçar as propostas já mostradas ao longo da campanha.”

Dr. Hermenegildo (PSOL)
“Pretendemos fazer como sempre fazemos: caminhando muito pela cidade, ouvindo e conversando com as pessoas, participando dos debates e encontros para os quais somos convidados. Não deixaremos de caminhar.”

Rodrigo Camargo (PTB)
“Continuaremos mostrando a verdade aos eleitores de Ribeirão Preto, principalmente nos debates que virão. Nossa campanha é pautada pela honestidade, pela ética e busca a transformação política.”

Alexandre Sousa (PTdoB)
“Nesta reta final continuaremos com a estratégia que nos trouxe de nono lugar até o quarto lugar, rumo ao segundo turno. As redes sociais mudaram o mundo e juntos vamos reconstruir Ribeirão.”

Edmur Manfrim (PV)
“Devido à escassez de verba, focaremos em conquistar nosso eleitor na rua mesmo, distribuindo santinhos, visitando empresas e através das redes sociais. Esperamos que os eleitores tenham mais critérios quanto às escolhas este ano.”

Fábio Zan (REDE)
“Pode parecer estranho, mas nos negamos a encarar a campanha como uma ação de marketing. Não há nenhum coelho para tirar da cartola, apenas a continuidade da propagação de nossas propostas.” 



    Mais Conteúdo