Candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto apostam em 'figurões'

27/08/2016 14:10:00

Partidos devem trazer lideranças reconhecidas para alavancar candidaturas locais

Na tentativa de dar um gás maior para a propaganda eleitoral na TV e no rádio, os candidatos ao Palácio Rio Branco devem apostar na presença de “figurões da política” para cativar os eleitores. Os chamados figurões são os políticos conhecidos em nível nacional, estadual ou até municipal, como deputados, senadores e até ex-presidentes.

Na primeira aparição na propaganda eleitoral na TV, nesta sexta-feira (26), o candidato a prefeito pelo PSDB, Duarte Nogueira, apareceu em foto ao lado do governador Geraldo Alckmin (PSDB). O tucano confirma que irá utilizar depoimentos de lideranças não só de seu partido, mas também dos partidos coligados. “São lideranças reconhecidas pela sua atuação em governos e no Congresso e pela importância que têm na definição de políticas públicas e nas grandes discussões locais, estaduais e nacionais”, disse, por meio de sua assessoria.

A coordenação da campanha do candidato do PSOL, Dr. Hermenegildo, já gravou mensagens de dois deputados federais, Ivan Valente e Luiza Erundina, que também disputa a Prefeitura de São Paulo.

Convites

Já o candidato do PCdoB, Wagner Rodrigues, afirma que fez convite às principais lideranças, não só do se seu partido, mas também do PT. A coordenação de campanha de Fábio Zan (Rede) avalia que a participação de lideranças não se trata apenas de uma chance para aumentar a votação, mas também para agregar valor de imagem. “Para nós é importante deixar claro para a população a integração das instâncias e quadros do partido, inclusive para fazermos jus ao nosso nome”, diz nota da coordenação.

O candidato a prefeito pelo PSB, João Gandini, quer o vice-governador Márcio Franca (PSB) em sua campanha.

O candidato pelo PV, Edmur Manfrim, disse que apostará na presença do senador Álvaro Dias. “A participação dele é de fundamental importância. É um homem de princípios. Ele é a favor de uma política social”, afirmou.

Arte / A Cidade

 

Apesar de não citar nomes, a coordenação de campanha de Rodrigo Camargo (PTB) também deverá apostar na presença dos figurões. “Terão espaço as grandes personalidades que, de fato, trouxerem uma participação coerente com as mudanças que pretendemos realizar”.

A assessoria de Ricardo Silva (PDT) não confirma se terá apoio de figurões durante a propaganda eleitoral. Por meio de nota, o candidato diz que dará prioridade na apresentação de propostas para Ribeirão dar a volta por cima”. Já o candidato do PTdoB, Alexandre Sousa, afirma que ainda discute a participação de figurões. Um dos nomes mais cotados é do deputado federal pelo Rio de Janeiro, Cabo Daciolo.

Análise>>>‘Não existe garantia’

A presença de figurões na propaganda eleitoral dá mais prestígio, mas não agrega muito. Não existe garantia que o candidato conseguirá voto. Isso porque, nas eleições municipais, os eleitores estão mais preocupados com as questões locais. A participação só poderá render votos se essa personalidade política trouxe algum benefício para a cidade por meio do candidato a prefeito.
Um outro ponto é que a participação dessas personalidades pode dar a entender aos eleitores que o candidato não está isolado, que ele conta com o apoio e é bem articulado politicamente. Em alguns casos, a presença de determinados políticos pode tirar mais o voto que trazer. Esse é o perigo. Por isso, é preciso analisar bem quais serão as participações.
Em muitas campanhas que eu já coordenei, cheguei a lançar mão dessas participações. Entretanto, uma dica que faço é contar com mensagens de lideranças comunitárias. Isso, sim, pode render bons resultados ao candidato.

Renato Faleiros, marqueteiro político 



    Mais Conteúdo