Propaganda eleitoral começa nesta sexta-feira

26/08/2016 09:29:00

Especialistas dizem que a propaganda na televisão e no rádio tem um grande impacto na campanha

Prepare-se, eleitor. A partir desta sexta-feira (26), você será bombardeado pelo rádio e pela televisão com promessas dos candidatos às eleições de outubro. Com o objetivo de auxiliar na definição do seu voto, a propaganda eleitoral gratuita será transmitida em blocos e inserções durante 35 dias - até 29 de setembro.

Para especialistas ouvidos pelo A Cidade, a propaganda na televisão e no rádio tem um grande impacto na campanha eleitoral, e a descrença na classe política tornou o eleitor mais exigente e atento às promessas irrealizáveis.

“É fundamental que os candidatos aproveitem o tempo para transmitir sinceridade ao eleitor e para apresentar suas propostas com clareza”, enfatizou o especialista em marketing político Yuri Félix Araújo.
Apesar de alguns candidatos terem pouco tempo de propaganda, há quem ainda priorize ataques aos adversários. Uma campanha de desconstrução passa por diferentes estágios, segundo o consultor político Aldenir Flauzino, por isso, atacar os adversários pode ser um tiro pela culatra. “De modo geral, o eleitor quer ouvir o que o candidato pretende fazer em seu benefício e de seus familiares e não ataques aos outros postulantes. Porém, críticas aos adversários, dosadas e verdadeiras, podem sim ser positivas para o autor”, avaliou.

Arte / A Cidade

 

Ajuda na hora de decidir

O programa eleitoral ajuda a professora Gisele Aparecida da Silva, de 42 anos, a decidir seu voto. “Assisto a propaganda para ficar por dentro dos planos dos candidatos e acho que todo mundo deveria assistir, porque é uma oportunidade de saber o que eles prometem fazer para cobrar depois”, frisou.

Já a agente de saúde Cristina Aparecida Silva, de 52 anos, admite que não gosta do horário eleitoral, mas que assiste para votar com mais embasamento. “Espero ouvir várias propostas importantes na área da saúde, principalmente”, afirmou. 

Corrida rumo à câmara

Ribeirão Preto tem hoje 565 candidatos a uma das 27 cadeiras da Câmara – 14 pessoas desistiram da disputa nos últimos dias – e a maioria deles terá poucos segundos para dizer o seu nome e o seu número nas urnas. Para eles, serão veiculadas inserções em tempos de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, distribuídos entre 5h e meia-noite. Para o especialista em marketing político Yuri Félix Araújo, os candidatos ao Legislativo “precisam correr atrás de mídias alternativas para se destacar e obter projeção, caso contrário vão aparecer somente num listão, numa sequência de candidatos, que não terão tempo nem para apresentarem suas propostas”, frisou.

Criatividade pode ser a solução

Não serão somente os candidatos à Câmara que terão dificuldade em atrair a atenção do eleitor na propaganda eleitoral na televisão e no rádio. Alguns postulantes à prefeitura, como Alexandre Sousa (PTdoB), Fábio Zan (Rede), Edmur Manfrim (PV) e dr Hermenegildo (PSOL), também terão poucos segundos para transmitirem suas mensagens.

Para o especialista em marketing político Yuri Félix Araújo, as equipes de campanha terão que usar muita criatividade. “É complicado, mas é possível. O Eneas soube aproveitar seu tempo dizendo o mais importante de uma maneira diferenciada, que marque o eleitor”, avaliou.

Por outro lado, o especialista também considera “complicado” muito tempo de propaganda, como é o caso de Ricardo Silva (PDT) e Duarte Nogueira (PSDB). “Muito tempo de propaganda significa um investimento muito maior financeiramente. Além de exigir muito mais dinheiro, também exige criatividade para não ficar cansativo e, claro, propostas mais detalhadas”, ressaltou.

O que os candidatos pretendem apresentar

Wagner Rodrigues (PCdoB)
“Vamos apresentar nossas propostas e projetos para transformar Ribeirão Preto em uma cidade mais humana e mais justa, com eficiência e transparência na gestão. Vamos mostrar que nossas propostas estão focadas em princípios para cuidar das pessoas da nossa cidade. No primeiro programa vamos nos apresentar a toda a população. Contar um pouco da nossa história e o que nos motivou a ser candidato a prefeito de Ribeirão.”

Ricardo Silva (PDT)
“Apresentaremos nosso trabalho, como vereador, o que investigamos e denunciamos como errado, e as nossas propostas construídas por mais de cem especialistas, em reuniões ao longo de meses, para nosso Projeto de Cidade, que é um projeto para a população de Ribeirão. Na primeira propaganda eleitoral vamos apresentar propostas.”

João Gandini (PSB)
“As propagandas que serão pensadas, criadas, serão alinhadas de acordo com as necessidades e rumos da campanha, do termômetro diário, que poderá vir de diferentes formas. Podemos adiantar apenas que será uma abordagem criativa, direta e incisiva na maneira de transmitir a mensagem.”

Duarte Nogueira (PSDB)
“O tema central dos programas serão as propostas para solucionar os problemas da cidade. Como, por exemplo, os de infraestrutura, saúde, educação, e a crise financeira da prefeitura. Além disso, serão abordadas as ações como deputado estadual, federal e secretário de Estado para a cidade e a trajetória e experiência tanto no Legislativo como no Executivo. Tradicionalmente, o primeiro programa é de apresentação da biografia do candidato, mostrando sua trajetória de mais de 20 anos na vida pública e os resultados do seu trabalho pela cidade.”

Dr. Hermenegildo (PSOL)
“Nossa propaganda no rádio e na TV, tanto nos blocos quanto nas inserções de prefeito e vereadores, vai ser propositiva, como toda nossa campanha. Nossa campanha é e será pautada na defesa de serviços públicos de qualidade e para todos, principalmente para os que mais necessitam. Não abrimos mão da defesa de saúde, de educação, transporte de qualidade para a população mais necessitada. O que podemos adiantar nesta primeira propaganda é que estaremos fazendo a defesa do SUS e da saúde pública.”

Rodrigo Camargo (PTB)
“Toda a campanha de TV será pautada na verdade. Em todos os programas, a proposta será revelar, ao cidadão de Ribeirão Preto, a verdade dos bastidores da política e de tudo aquilo que tentam esconder da população. E, ao mesmo tempo, mostrar o que tenho de diferente dos outros candidatos, propondo transformações na administração pública e na forma de fazer política.”

Alexandre Sousa (PTdoB)
“Nossa campanha estará pautada pela ética e coragem de mostrar os prejuízos que foram deixados pelas administrações anteriores e a possibilidade de Ribeirão ser reconstruída por um prefeito que não é político de carreira e sim um administrador.”

Edmur Manfrim (PV)
“O curto tempo na TV não permite que se mostre as diretrizes mais importantes para a soluções dos problemas, mas passaremos aos eleitores que temos ciência das necessidades e as soluções. Nossos princípios não permitem críticas diretas ou qualquer tipo de constrangimento a todos os candidatos, pois propomos uma política de cooperação.”

Fábio Zan (REDE)
“Nossa campanha procura ser construtiva, unir as pessoas para colaborarmos com a cidade. Não nos interessam os ataques pessoais, apenas as boas propostas para a cidade. Temos pouquíssimo tempo e procuramos, então, mostrar que somos um grupo coeso e de conteúdo, que poderá ser acessado e conhecido, tanto por outras mídias e veículos de comunicação, quanto pelo contato pessoal.”



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