Governo de Barbieri tem 81% de desaprovação em Araraquara

24/08/2016 09:53:00

Instituto ouviu 504 eleitores em Araraquara; 14% aprovam atual administração e 4% não souberam avaliar

marcos leandro/tribuna
Administração de Barbieri foi avaliada como ruim ou péssima por mais de 60% dos entrevistados (Marcos Leandro/Tribuna)


O governo do prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) tem 81% de desaprovação entre os eleitores entrevistados pelo Ibope. A pesquisa foi encomendada pela EPTV e divulgada ontem pela emissora. A aprovação do atual prefeito é de 14%, segundo a pesquisa. Outros 4% não souberam avaliar.

O levantamento ouviu 504 eleitores entre os dias 19 e 23 de agosto. A margem de erro é estimada em quatro pontos percentuais para mais ou menos.

Avaliação
O governo de Barbieri foi avaliado como ruim ou péssimo por 63% dos entrevistados. Segundo a pesquisa, 11% classificaram a atual administração como ótima ou boa e 25% como regular. Outros 2% dos eleitores não souberam avaliar.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de quatro pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. O levantamento Ibope foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo sob o número SP-01139/2016.

Saúde e asfalto
O Ibope perguntou também aos eleitores qual é a área em que as pessoas estão enfrentando os maiores problemas. Saúde foi, de longe, a mais citada, com a média de 55% entre os araraquarenses de todas as faixas de renda familiar.

O asfalto das ruas e avenidas também anda desagradando. Esse problema foi citado por 9% dos eleitores, em média. Os governos estadual e federal também foram avaliados.

Análise
O cientista político Bruno Souza da Silva afirma que uma conjunção de fatores explica a alta rejeição de Barbieri: o desgaste das ações cotidianas do governo (como buracos nas ruas), a crise econômica que afetou os municípios e casos polêmicos da cidade, como a extinção da CTA (Companhia Tróleibus Araraquara).

Prefeito Marcelo Barbieri responde
O prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, respondeu de forma sucinta o resultado da pesquisa Ibope por meio da seguinte nota: “Dado o histórico de manipulação do Ibope nas últimas três eleições em Araraquara e no cenário nacional, sempre a serviço do PT, não há comentários a serem feitos sobre a pesquisa.”



    Mais Conteúdo