Convenções partidárias com candidatos começam hoje, em Araraquara

20/07/2016 08:46:00

Primeiros lançamentos de candidaturas a prefeito, vice-prefeito e vereador serão anunciados até domingo

Divulgação
Primeira delas, do PT, acontece nesta quarta (20), na Câmara (Divulgação)

Os partidos de Araraquara começam, a partir de hoje, a definir quais rumos irão tomar na eleição para prefeito e vereador, em outubro.

A Justiça Eleitoral determinou que a ‘janela’ permitida para convenções partidárias começa nesta quarta-feira e vai até o próximo dia 5 de agosto. Os encontros devem definir coligações, candidaturas a prefeito e vice-prefeito e as chapas com todos os postulantes ao Legislativo e seus números de campanha.

A primeira convenção será hoje, às 19h, na Câmara, feita em conjunto por PT e PP, para a confirmação da aliança. O encontro deverá lançar a candidatura de Edinho Silva (PT) a prefeito e do empresário Damiano Barbiero Neto (PP) a vice-prefeito, como anunciado no último sábado.

Na sexta-feira, às 19h30, também na Câmara, será a vez de o PSOL anunciar a ‘chapa pura’ ao sexto andar, com Celio Peliciari a prefeito e Talissa Generoso como vice.

Sábado, às 9h, na Biblioteca Municipal, o PSB também deve confirmar sua chapa, encabeçada por Nino Mengatti e com Valdir Massucato como vice.

No domingo, duas convenções são aguardadas. Na Associação dos Subtenentes e Sargentos (Vila Xavier), às 9h, o PSDB irá lançar a candidatura da tucana Edna Martins a prefeita, com Coca Ferraz (PSD) como vice. Coca, eleito com Marcelo Barbieri (PMDB) em 2012, é o atual vice-prefeito.

Já às 10h, no Movimento Maranata (Jardim das Estações), o PMDB deve sacramentar Aluisio Braz, o Boi, como postulante ao Governo. O nome do vice segue sendo um mistério.

Na semana que vem, também está prevista a convenção do PRB, que promete lançar a candidatura do vereador João Farias ao sexto andar. Será no dia 30, às 9h, na Biblioteca.

Calendário
Mesmo após as convenções, ainda será proibido pedir votos até 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral. A partir daí, serão permitidos carros de som, panfletagem, caminhada pelas ruas e campanha pelas redes sociais.

Dez dias depois, em 26 de agosto, tem início a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Serão dois blocos diários de dez minutos (para os candidatos a prefeito), além de inserções durante a programação (prefeito e vereador).

O que é convenção partidária?
Convenção partidária é uma reunião de filiados a um partido político para escolha de candidatos (no caso das eleições municipais, é definido o postulante a prefeito, vice e vereadores) e formação de coligações (união de dois ou mais partidos a fim de disputarem eleições).

Durante as convenções, será sorteado, em cada circunscrição, o número com o qual cada candidato irá concorrer (identificação numérica).

Aos partidos políticos, fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior, e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo. 



    Mais Conteúdo