Cadastramento biométrico promete voto mais seguro

06/02/2016 15:30:00

Eleitor da região precisa se cadastrar no balcão de seu cartório eleitoral ou pelo site do TRE

Arte / A CidadeSabia que sua digital será fundamental nas eleições? Ela garantirá que ninguém vote por você. Com vistas a essa segurança, a Justiça Eleitoral está cadastrando eleitores em todo o Estado. O cadastramento biométrico ainda não é obrigatório, mas ao fazê-lo hoje você evita filas futuras.

O procedimento deve ser feito no seu cartório eleitoral e dura, em média, 15 minutos. Porém, é necessário fazer o agendamento pelo site do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou no cartório.

“O agendamento é muito importante, pois evita a espera, garante que o eleitor seja atendido no dia e na hora marcados”, explicou o chefe do maior cartório eleitoral de Ribeirão Preto, Reinaldo de Souza Morelli, emendando ter reservado um equipamento para fazer, mesmo sem o agendamento, o cadastramento de grávidas e pessoas com necessidades especiais.

Eleitores cadastrados
Em Ribeirão Preto, cerca de 7,7 mil eleitores fizeram o cadastramento biométrico no ano passado, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O órgão tem intensificado a propaganda do novo sistema na tevê, nos últimos meses.

“Todos os cartórios eleitorais do Estado já estão preparados para colher as impressões digitais dos eleitores. Você só tem a ganhar em fazer sua identificação biométrica agora”, destaca a propaganda do TSE.

A estimativa é que outros 4 mil tenham se cadastramento no município só no mês de janeiro. Ao todo, o eleitorado local ultrapassa 430 mil pessoas. Apesar de o TRE alegar que o uso do sistema biométrico nas eleições só ocorrerá nos municípios que tiverem 100% do eleitorado cadastrado, chefes de cartórios acreditam que o sistema será misto no pleito de outubro.

Mesmo tendo feito o cadastramento biométrico, para votar, o eleitor deverá apresentar um documento com foto. “É sem dúvida um sistema moderno e mais seguro. Vi a propaganda na tevê, fiz o agendamento e hoje [ontem] vim me cadastrar. O cadastramento é bem rápido e prático”, avaliou a aposentada Antônia Poli de Lima, moradora do bairro Quintino Facci 2. 

O autônomo Roger Ferreira da Silva também se cadastrou. “Minha esposa já tinha vindo se cadastrar e aproveitou para agendar para mim. Acho que a votação será mais prática, esse sistema aparenta ser melhor, mais moderno. Vou incentivar os amigos a se castrarem”, frisou. 

Mastrangelo Reino / A Cidade
“Acho que a votação será mais prática, esse sistema aparenta ser melhor, mais moderno. Vou incentivar os amigos a fazer”, diz Roger Ferreira da Silva, autônomo.

Campanha vai até maio

O cadastramento biométrico será realizado nos cartórios eleitorais do Estado até o dia 4 de maio e só voltará a ser feito depois das eleições municipais, que ocorrerão dia 2 de outubro. 

A data-limite para o cadastramento biométrico coincide com o último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral, transferência domiciliar e alteração no título ou transferência para seção eleitoral especial no caso do eleitor com deficiência ou com mobilidade reduzida. 

“Próximo à data-limite as filas são longas e inevitavelmente há demora no atendimento, por isso é importante que os eleitores façam o cadastramento o quanto antes, não deixem para a última hora”, ressaltou o chefe da 322ª zona eleitoral de Ribeirão, Reinaldo de Souza Morelli. 



    Mais Conteúdo