Dárcy confirma reajuste de 10,33% no IPTU em 2016

26/11/2015 11:11:00

Índice, antecipado com exclusividade pelo A Cidade, foi criticado por vereadores da oposição

Matheus Urenha / A Cidade
A prefeita Dárcy Vera (PSD) autorizou o aumento por meio de decreto (Foto: Matheus Urenha / A Cidade)

A prefeita de Ribeirão, Dárcy Vera (PSD), reajustará em 10,33% o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2016, além de outros tributos municipais e das multas pecuniárias. O índice a ser reajustado pelo Executivo foi antecipado com exclusividade pelo A Cidade na edição do dia 19 deste mês.

Corre nos bastidores que o secretário da Fazenda, Sérgio Nalini, defendia com veemência que o índice total da inflação do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) fosse repassado para os impostos, sem qualquer desconto.

A publicação do decreto no Diário Oficial com o reajuste foi criticada pelos vereadores da oposição ao governo Dárcy Vera na Câmara. O tucano Bertinho Scandiuzzi lamentou e afirmou que a população, mais uma vez, estaria pagando o pato. “Só tenho que lamentar esse absurdo”. Já o líder do bloco da oposição, Ricardo Silva (PDT), usou a tribuna para declarar que a população de Ribeirão Preto estaria recebendo um presente de grego. “Como justificar esse aumento absurdo no valor do IPTU, com tantos buracos nas ruas da cidade?”, questionou o oposicionistas, que é possível candidato ao Executivo em 2016.

Já o líder do governo na Câmara, vereador Genivaldo Gomes (PSD), lamentou as críticas disparadas pela oposição. “Não existe qualquer aumento real no valor dos impostos. A prefeitura está apenas repassando a inflação. Se a chefe do Executivo não fizer isso, estará renunciando receita e pode ser penalizada”, afirmou.

A expectativa no Palácio Rio Branco é que a arrecadação com o IPTU atinja os R$ 285 milhões no próximo ano. O aumento é de 14% em relação a este ano.

Leia mais sobre política na coluna de Névio Archibald na edição impressa do A Cidade ou acesse aqui a versão digital.



    Mais Conteúdo