Baleia Rossi, Dárcy Vera, Edinho Silva e até Duarte Nogueira ganham espaço

28/10/2014 09:52:00

Votação de 2014 fortalece lideranças de Ribeirão e região e coloca nossa área em evidência no jogo político a partir de 2015

Arte / A Cidade
Políticos locais saem fortalecidos das eleições deste ano (Arte / A Cidade)

A eleição 2014, encerrada anteontem, fortaleceu os principais figurões da política de Ribeirão Preto. A região pode voltar a ter um ministro, já que Edinho Silva (PT), de Araraquara, é cotado por ter coordenado a parte financeira da campanha da presidente Dilma Rousseff (PT).

Em Ribeirão, Baleia Rossi, presidente estadual do PMDB e eleito pela primeira vez deputado federal, tem uma relação muito próxima com o vice-presidente Michel Temer (PMDB), que foi reeleito com a presidente Dilma.

Já a atual prefeita, Dárcy Vera (PSD), fez campanha para Dilma, mesmo estando em um município que escolheu o concorrente Aécio Neves (PSDB) – o tucano teve 70% dos votos válidos. A chefe do Executivo municipal defendeu com “unhas e dentes a petista” e deve ser recompensada pela lealdade no futuro.

Oposição consistente
Até mesmo quem integra a oposição sai fortalecido com a reeleição de Dilma. É o caso do tucano Duarte Nogueira, que foi reeleito deputado federal com 254 mil votos e preside o PSDB estadual.

Mesmo com a derrota de Aécio Neves, Nogueira figura como uma das lideranças de oposição de peso, o que deixará seu nome em evidência e com visibilidade maior para disputar a Prefeitura de Ribeirão em 2016.

O Estado reelegeu o governador Geraldo Alckmin no primeiro turno, elegeu José Serra senador e 65% dos eleitores votaram no Aécio. Esse cenário deve refletir na eleição municipal de 2016, já que PSD, PMDB e PSDB podem ter candidaturas próprias na cidade.

Edinho Silva diz que está aberto ao diálogo

O deputado estadual Edinho Silva (PT), que abriu mão de concorrer à reeleição para ser tesoureiro da campanha da presidente Dilma Rousseff, pode virar ministro no segundo mandato da petista. Edinho, que é natural de Araraquara, afirmou estar aberto ao diálogo.

“Essa é uma questão que não me preocupa no momento. Tenho que fechar as contas da campanha, que é um trabalho bastante burocrático e esse é o foco no momento. No futuro, quero ter um papel de contribuição”, disse Edinho, que ontem concedeu entrevista ao “Jornal Regional” da rádio Jovem Pan de Araraquara.

Segundo Edinho, a presidente deve tirar uns dias para descansar e só depois vai iniciar a formação do primeiro escalão do segundo mandato. “Depois disso, se a presidente me chamar, eu vou colaborar”, finalizou.

O deputado federal Newton Lima (PT), de São Carlos, que acabou não sendo reeleito, é outro cotado para assumir um cargo em Brasília. O A Cidade procurou o deputado, mas, até o fechamento, ele não tinha retornado as ligações.

Cenário acirrado para 2016

Com a vitória da presidente Dilma, vários partidos se candidatam a receber o apoio da petista reeleita nas eleições municipais de 2016 em Ribeirão Preto. 

O PMDB, que pode lançar o deputado federal Baleia Rossi ou o deputado estadual Léo Oliveira, tem o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB) como nome influente em Brasília. Temer é amigo de Baleia e poderia intermediar um apoio petista.

Para Baleia, a reeleição de Dilma, com Temer como vice, representa o fortalecimento do time político.

Entretanto, ele afirma que, antes mesmo da eleição presidencial, o partido havia decido lançar candidatura própria para a Prefeitura de Ribeirão.

A prefeita Dárcy Vera (PSD) não poderá concorrer em 2016, mas pode optar por escolher alguém do partido para tentar manter a prefeitura nas mãos do PSD.

Em 2012, no segundo turno, ela contou com o apoio de Dilma e certamente espera contar novamente em 2016. “Meu foco, hoje, é Ribeirão. É conseguir concluir todas as obras e pagar todos os fornecedores”, afirmou.

Análise - Dois lados fortalecidos

“Avalio que a reeleição da presidente Dilma Rousseff representa ganhos não só para seus aliados, mas como também para nomes da oposição. Assim, Ribeirão também sai fortalecido dessa disputa. Isso porque tem deputados e a própria prefeita com muita proximidade com a presidente. Essa relação refletirá, sim, nas eleições municipais e os candidatos dos partidos aliados ganharam projeção maior, saem como favoritos. No caso de Baleia, pelo acesso direto que tem com o vice-presidente Michel Temer. O caminho fica mais fácil. Já a prefeita terá como trunfo as obras do PAC, o que dará visibilidade maior para o nome indicado à sucessão pelo PSD. Até mesmo a oposição ganha com a reeleição da atual presidente: Nogueira volta a ser a principal peça da oposição e ganhará uma visibilidade maior.” Yuri Félix Araújo, especialista em marketing político



    Mais Conteúdo