Ribeirão entre Dilma e Aécio

26/10/2014 10:26:00

Aécio venceu o primeiro turno em Ribeirão; Dilma tenta sua primeira vitória na cidade

Arte Sobre Fotos
Os candidatos das eleições 2014 repetem o confronto PSDB e PT em Ribeirão Preto (Foto: Arte Sobre Fotos)

Só no dia 15 de novembro de 1989 – 29 anos depois da última eleição pelo voto direto – os brasileiros reconquistaram o direito de escolher o presidente da República. E, nesta primeira votação livre, Ribeirão Preto ficou na contramão do resto do Brasil.

Com a eleição polarizada entre Lula, o metalúrgico fundador do PT, e o então “caçador de marajás” Fernando Collor, Collor leva no País, mas, em Ribeirão, quem vence o primeiro turno é Paulo Maluf. E, no segundo turno, Ribeirão Preto deu 116.962 votos a Lula e 96.694 votos a Collor. Até Mário Covas (PSDB) teve mais votos que os dois candidatos favoritos. Porém, o falecido Ulysses Guimarães, do PMDB, com Valdir Pires, ex-governador da Bahia como vice, só obteve ralos 2.808 votos.

Era FHC

Já nas eleições de 1994 e 1998, não teve segundo turno. Fernando Henrique ganhou fácil em Ribeirão e no País.

Em 1994, uma curiosidade. O médico Enéas, surpreendemente, teve 18 mil votos em Ribeirão.
Mais que o cacique Orestes Quércia, que reuniu mais de cinco mil votos na cidade. Já em 1998, o candidato Ciro Gomes foi o terceiro colocado com 16.105 votos.

Era Lula

Em 2002, Lula volta a ganhar uma eleição em Ribeirão, derrotando José Serra nos dois turnos.
No segundo turno, Lula bateu o oponente por apenas 995 votos de diferença. E a surpresa ficou por conta de Anthony Garotinho, com quase 35 mil votos.

Em 2006, Lula, em busca da reeleição, sofreu duro revés em Ribeirão diante de Geraldo Alckmin. Uma surra com quase o dobro dos votos no primeiro turno. No segundo turno, a diferença caiu bem. E Heloísa Helena, debutando pelo PSOL, recebeu quase 25 mil votos.

Dilma X PSDB

Em 2010, José Serra, do PSDB, bate Dilma Rousseff em Ribeirão Preto. Nos dois turnos. Mas Dilma recebe a faixa presidencial de Lula.

Mas em 2014, se dependesse só de Ribeirão Preto, a disputa do segundo turno ficaria entre Aécio Neves e Marina Silva.

Infográficos / A Cidade
Confira os resultados desde 1989, na primeira votação direta depois do final do período militar (Imagem: Infográficos / A Cidade)

 



    Mais Conteúdo