Michel Temer encerra a corrida presidencial em Ribeirão Preto

24/10/2014 10:00:00

Cidade recebe principais nomes na disputa da presidência nesta eleição e reforça sua força como colégio eleitoral

F.L.Piton / A Cidade
Temer durante evento em Ribeirão: vice-presidente marcou o fim das visitas políticas a Ribeirão e aposta em um debate positivo para Dilma hoje, na Rede Globo (foto: F.L. Piton / A Cidade)

A visita do vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB), deve ter sido a última que Ribeirão Preto recebeu na corrida presidencial de 2014. Durante cinco meses, a cidade recebeu políticos das três principais correntes que buscavam a principal cadeira do Palácio do Planalto entre 2015 e 2018.

Para o professor e sociólogo Fábio Augusto Pacano, o corpo a corpo com o eleitor, como os presidenciáveis e vices fizeram em Ribeirão Preto, ainda é o principal caminho para ganhar a confiança do eleitor.

Visita do Temer
Ontem, Temer chegou a Ribeirão Preto por volta das 17h e seguiu para o comitê do deputado estadual Baleia Rossi, que também é o presidente estadual do PMDB. Lá, encontrou dezenas de lideranças regionais peemedebistas e petistas. A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (PSD), apoiadora da candidatura da presidente Dilma Rousseff (PT), também marcou presença.

Temer chegou em clima de euforia com as pesquisas Ibope e Datafolha (leia mais na página B4), que mostraram pela primeira vez no segundo turno a presidente Dilma à frente do tucano Aécio Neves acima da margem de erro. Ele, porém, não quis “cantar vitória” antes do tempo.

“Vamos esperar domingo, no final da apuração. Mas é evidente que começou uma virada grande a partir das pesquisas de segunda-feira. A tendência é nossa candidatura crescer ainda mais”, analisou o vice-presidente. “Lógico que eu quero esperar domingo para comemorar porque é o mais prudente”, acrescentou.

Temer afirmou que tinha absoluta certeza que a candidatura dele com Dilma subiriam nas pesquisas de intenção de voto. “Estava tranquilo pelo que o governo fez pelo povo brasileiro. Outro ponto é que grande parte do eleitorado deixa para decidir o candidato na última semana e esse eleitor está optando pela nossa candidatura”, continuou Temer.

O vice-presidente também garantiu estar tranquilo com o debate de hoje à noite na Rede Globo. “Tenho certeza de que a presidente Dilma vai ter um desempenho positivo. Ela vai mostrar o que já foi feito e divulgar o que vamos fazer no próximo mandato.”

O peemedebista ainda lamentou o conflito entre militantes de PT e PSDB, ontem, no Centro de São Paulo (leia mais na página B4). “É uma pena porque nós vivemos em uma democracia muito vibrante e temos uma tranquilidade institucional muito boa. Temos uma Constituição em vigor há 26 anos”, disse.

“Elegemos um intelectual duas vezes [Fernando Henrique Cardoso, 1994 e 1998], um operário duas vezes [Lula, 2002 e 2006] e vamos para reeleição de uma mulher [Dilma, 2010 e 2014], tudo com a maior tranquilidade”, falou o vice-presidente.

Dilma foi a ausência entre os principais presidenciáveis

A corrida presidencial em Ribeirão Preto foi inaugurada com a visita do então pré-candidato a presidência Eduardo Campos (PSB) em maio – ele acabou morrendo em um acidente aéreo em 13 de agosto e foi substituído por Marina Silva (PSB).

Ela e o vice, Beto Albuquerque (PSB), estiveram em Ribeirão Preto em agosto promovendo uma rodada de debates com militantes e interessados. Os tucanos Aécio Neves e Aloysio Nunes, candidatos a presidente e vice, respectivamente, também marcaram presença em Ribeirão Preto.

A presidente Dilma Rousseff (PT) foi a única ausência entre os principais presidenciáveis e seus vices, mas no dia 13 de setembro ela “escalou” o ministro Relações Institucionais, Ricardo Berzoini para comandar uma carreata na cidade. Ontem, o vice da chapa, o peemedebista Michel Temer visitou Ribeirão Preto.

Análise - Corpo a corpo é eficiente

“Muita gente pensa que o melhor caminho para ganhar o voto é através das redes sociais que multiplicam as informações muito rapidamente. Mas o que ocorre na prática é que o eleitor gosta de ter contato com o político e se sente prestigiado quando pode apertar a mão do candidato. Por isso, o tradicional corpo a corpo ainda é o caminho melhor para ganhar os votos. Além do contato direto com o público, o político ainda consegue a exposição nos canais de mídia locais. Outro ponto a se ressaltar é que em uma eleição tão equilibrada como essa, os indecisos ganham ‘peso’. Qualquer voto é contabilizado na ponta do lápis. Ribeirão Preto está em uma região que rende mais de 1 milhão de eleitores, por isso o interesse dos presidenciáveis que acabam indo pessoalmente pedir o voto.” Fábio Augusto Pacano, professor universitário e sociólogo.



    Mais Conteúdo