Faro Fino: Araraquara na mira dos pré-candidatos

21/06/2018 12:00:00

E ainda o burburinho político sobre a venda do campo da Atlética

Região prestigiada  

Nas últimas semanas tem sido grande a movimentação de políticos em Araraquara e região. Algumas figurinhas carimbadas, outras nem tanto, andam rondando as cidades, anunciando emendas e claro, engordando os apoios para suas pré-candidaturas.
Em um único dia, no mês passado, a cidade recebeu os três principais candidatos ao governo de São Paulo. João Dória (PSDB), Márcio França (PSB) e Paulo Skaf (MDB) tiveram agendas distintas na cidade, mas não se cruzaram. Já alguns políticos locais fizeram sala e estiveram presentes em mais de um dos eventos. De lá para cá, o movimento deles só aumenta.
Há uma semana, a pedagoga Lisete Arelaro, pré-candidata ao governo de São Paulo pelo PSOL, também deu o ar da graça por aqui.

Neste final de semana quem promete aterrissar pelas bandas da Morada do Sol é o deputado Federal Nilto Tatto (PT). O parlamentar estará em Araraquara onde conversará com lideranças locais.
A visita do político também deve se estender para as cidades de Taquaritinga, Nova Europa, Gavião Peixoto, Boa Esperança do Sul e assentamentos Bela Vista e Monte Alegre.  

Segundo sua assessoria o deputado é responsável pelo envio de pelo menos R$3 milhões em emendas parlamentares para Araraquara, destinadas a programas para zerar as filas de exames e cirurgias eletivas e para pavimentação asfáltica.  

O petista Nilto Tatto (à esquerda) visitará Araraquara neste final de semana.


Curiosos  

A bancada do PSDB na Câmara de Vereadores de Araraquara formada pelos parlamentares Elton Negrini, José Carlos Porsani, Jéferson Yashuda Farmacêutico e Rafael de Angeli, anda curiosa.  

Depois de pedir explicações sobre da agenda do Orçamento Participativo e o cumprimento do calendário de obras, os quatro mosqueteiros agora estão atrás de informações a respeito das deliberações das Conferências Municipais que discutem questões como a criação de políticas públicas e a definição das prioridades para a gestão do próximo ano de governo.  

A Prefeitura já enviou a reposta nos dois casos. Os vereadores prometem agora se debruçar sobre os documentos e em breve se manifestar a respeito do que encontraram.  

A venda polêmica  

A notícia de que a Prefeitura de Araraquara quer vender o campo da Atlética caiu como uma "bomba" nos corredores políticos. De um lado o município querendo fazer dinheiro, de outro, políticos que utilizam o futebol amador como ferramenta para alavancar votos e no meio a Câmara, que terá que decidir o futuro desse imóvel supervalorizado, no coração da Vila Xavier. A proposta deve entrar em votação na Câmara, na próxima terça-feira (26) e o caso pode parar na justiça.  

Integrantes da liga de futebol amador da cidade também prometem bater o pé e fazer pressão para que a área seja mantida. E esperar para ver o resultado.  

Tem outro  

O legislativo também deverá votar o projeto de lei que prevê a venda do Clube Estrela. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) é o interessado e quer usar o lugar para ampliar sua sede administrativa. Pelo imóvel, que tem espaços poliesportivos, construções e até um salão, a autarquia terá que desembolsar R$ 7 milhões.  

O superintendente do Daae, Marcos Isidoro jura que há dinheiro em caixa, mas admite que será preciso fazer alguns "reparos" no orçamento, conter "vazamentos" de recursos para que a ideia não vá para o ralo.  

E vem mais por aí  

Fontes ouvidas pelo portal A Cidade ON Araraquara afirmam que a Prefeitura vai abrir mão de mais um espaço esportivo. O campo do Palmeirinhas, na Vila Xavier, também deve entrar na lista de alienações e ser vendido.  

O espaço comprado na administração do prefeito Marcelo Barbieri (MDB), segundo vizinhos, está abandonado. Não se sabe quando, nem quanto a cidade deve arrecadar com a proposta.



    Mais Conteúdo