Prefeitura cria unidade de proteção em área de recarga do Aquífero

20/03/2018 23:35:00

Unidade de conservação ambiental de 43 hectares está localizada na zona Leste de Ribeirão Preto

Decreto que cria a Estação Ecológica Guarani foi assinado nesta terça-feira (20) (Foto: Newton Barbosa / Divulgação Câmara)


O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) assinou nesta terça-feira (20) o decreto que cria a Estação Ecológica Guarani, uma unidade de conservação ambiental de 43 hectares localizada na zona Leste de Ribeirão Preto, na área de recarga do Aquífero Guarani.  

A área corresponde a 43 campos de futebol e, embora seja a terceira unidade desse tipo no município - além do Morro de São Bento e da Mata de Santa Tereza -, é a primeira com um nível de restrição ambiental maior do que as outras duas.  

A criação da estação ecológica faz parte de um acordo firmado no dia 12 de abril de 2016 entre o Novo Shopping, a Fazenda do Estado de São Paulo e a Fazenda Pública de Ribeirão Preto com o Ministério Público, para compensar os danos ambientais decorrentes do corte de 12,5 hectares de cerrado para a construção do centro de compras, inaugurado em novembro de 1999.  

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Samanta Duarte Nogueira, será destinada, prioritariamente, para pesquisas científicas e ações ligadas à educação ambiental. "Um dos projetos é recriar, naquela área de cerrado, a flora nativa do município", afirmou.  

Além da doação da área de 43 hectares, o acordo de compensação ambiental também previa o plantio de cerca de 72 mil mudas de árvores, o que vinha sendo feito desde outubro do ano passado.

O que prevê o decreto
O documento assinado nesta terça pelo prefeito de Ribeirão Preto determina que, na Estação Ecológica, só serão permitidas a implantação de medidas que visem a restauração de ecossistemas modificadas, manejo de espécies com o fim de preservar a diversidade biológica, coleta de componentes dos ecossistemas com finalidades científicas e, por fim, pesquisas científicas.



    Mais Conteúdo