Prefeitura de Ribeirão inicia fiscalização com drone na zona Norte

Equipamento foi utilizado na manhã desta quarta-feira em operação de combate ao descarte irregular de entulho

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Da reportagem
Weber Sian
Guarda Municipal inicia uso de drones em fiscalizações municipais

 

A Prefeitura de Ribeirão Preto começou, na manhã desta quinta-feira, a utilizar drones em ações de prevenção, fiscalização e monitoramento feito pela Guarda Civil Municipal.

Nesta quinta-feira, o aparelho está sendo utilizado na avenida Mario Covas em uma operação conjunta entre a Guarda Civil Municipal (GCM), Ministério Público, prefeitura e Polícia Militar de combate ao descarte irregular de material de construção civil.

Segundo a GCM, o uso do equipamento traz mais eficiência e segurança à operação. O local passou por limpeza e os infratores têm sido orientados a juntar o material reciclável de forma correta.

Permissão
A lei que permite o uso de drones em ações da Guarda Civil Municipal foi sancionada pelo prefeito Duarte Nogueira (PSDB) no último dia 30 de outubro.

Na ocasião, um aparelho foi doado pelo empresário Raphael Brigagão Alcântara ao município. O equipamento tem a capacidade de subir a uma altura de até 120 metros e de voar a uma velocidade máxima de 73 km/h. O custo foi de R$ 6 mil.

Ao sancionar a lei, o prefeito Duarte Nogueira acrescentou que o drone poderá ser utilizado para monitorar focos do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya. “É um salto de tecnologia, que não polui, menos oneroso e capaz de fazer manobras mais flexíveis que um helicóptero”, listou.  (Gabriela Couto, com supervisão de Rita Magalhães)


0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.