Falsos funcionários da CPFL furtam casa de idosa de 90 anos em Ribeirão

26/04/2017 10:57:00

Dupla com uniforme da empresa disse que precisaria trocar peça de medidor de energia e levou joias e R$ 2,1 mil

Uma idosa de 90 anos foi vítima de um golpe em Ribeirão Preto nesta terça-feira (25) aplicado por dois homens que se passaram por funcionários da CPFL Paulista. Eles furtaram joias e R$ 2.100 em dinheiro da casa da vítima, na Travessa José Scarcela, nos Campos Elíseos, zona Norte.

Segundo a filha Cleuza da Costa Pereira, 70, dois homens foram até a casa da vítima e se apresentaram como funcionários da CPFL. A dupla usava uniforme e crachá semelhantes ao da empresa.

“Eles disseram que tinha um problema no poste, que estava dando choques e que precisava olhar o relógio de força. Aí, pediram R$ 200 para trocar uma peça que estava com defeito e que precisariam de mais R$ 300 para concluir o serviço”, relatou.

Cleuza disse que enquanto um deles explicava os procedimentos para a mãe, o outro se dirigiu até um dos quartos e pegou as joias e o dinheiro.

“A minha mãe quis ligar para o meu irmão para falar sobre o problema no relógio de força, mas eles não deixaram. Diziam que não podia pegar o telefone porque estava dando choque”, disse.

Os homens também levaram um cartão de banco e o RG da filha da vítima.
Cleuza conta que não é primeira vez que isso ocorre no bairro. De acordo com ela, um vizinho percebeu que se tratava de um golpe e não abriu o portão da casa.

O dinheiro que a dupla levou era para paga uma mensalidade da faculdade de uma sobrinha de Cleuza.
“Fiquei com medo de eles matarem a minha mãe”, relatou.

Outro lado

Segundo nota enviada pela CPFL, em situações suspeitas, a companhia orienta o cliente a não prosseguir com o atendimento telefônico ou presencial. "É essencial que o cliente entre em contato com a central de relacionamento da empresa para esclarecer se há algum serviço agendado".

Caso o cliente se sentir lesado, a CPFL recomenda o imediato registro de um boletim de ocorrência, a fim de que o caso seja apurado pelos órgãos competentes.

Ainda segundo a empresa, os prejuízos com golpes podem ser evitados se o cliente levar em consideração algumas orientaçõe que seguem abaixo:

Sobre o atendimento de eletricistas ou prestadores de serviço CPFL:

• Os pagamentos referentes ao serviço de fornecimento de energia elétrica são realizados exclusivamente via conta de energia. Sendo assim, não há outra forma de cobrança, como depósitos/transferências ou pagamento em dinheiro durante ou após atendimento, não importa qual seja o motivo;

• O acesso do colaborador ou prestador de serviço da CPFL está restrito ao medidor de energia elétrica.

• Em atendimento, todos os colaboradores e prestadores de serviço devem usar uniforme-padrão com identificação da empresa, veículos igualmente identificados e crachá com nome e foto.

Sobre a conta de Energia:

• Além da sua fatura ou conta de energia, a CPFL também envia cartas informativas que devem ser abertas e lidas pelo cliente;

• Em caso de conta suspeita, acesse o site www.cpfl.com.br, realize nova impressão ou a solicitação de envio da segunda via e efetue o pagamento da fatura com o código de barras recém-emitido;

• A CPFL disponibiliza o cadastro da conta do cliente por e-mail e débito automático em conta bancária.

Em caso de dúvida, a CPFL orienta os clientes a procurarem os canais oficias de atendimento disponíveis no site www.cpfl.com.br.

Sobre contatos via telefone e e-mail:

• A CPFL não realiza serviços que exijam depósito/transferência prévia em conta bancária ou dinheiro em espécie. As cobranças são realizadas somente via fatura de energia;

• A CPFL não realiza sorteios ou campanhas promocionais direcionadas a um único cliente, sem comunicação prévia pelo site da companhia;

• A CPFL ao confirmar dados o faz somente com o objetivo fim de melhor atendê-lo (e isto não inclui o pedido de eventuais senhas por parte deles ou de valores financeiros). A concessionária sugere aos clientes manterem o seu cadastro atualizado no banco de dados;

• A CPFL Energia possui convênio com empresas que podem oferecer serviços a serem cobrados via conta de energia, com autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). No entanto, estas empresas parceiras não têm autorização da CPFL para solicitar qualquer tipo de pagamento antecipado à prestação de serviço e fora de lançamento na fatura da unidade consumidora.



    Mais Conteúdo