Estupro cresce 42% no 1º semestre deste ano em Ribeirão Preto

26/07/2016 09:53:00

De janeiro a junho deste ano foram registrados 37 casos contra 26 no mesmo período de 2015

Arte / A Cidade

 

Ribeirão Preto registrou, oficialmente, 37 casos de estupro no primeiro semestre deste ano. Esse é o maior número de notificações à Polícia Civil desde 2014, e representa uma alta de 42% em relação ao mesmo período do ano passado, com 26 casos. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Segundo a delegada da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) Luciana Camargo Renesto Ruivo, o número é ainda maior, pois as comunicações estão subnotificadas.

“Não significa que houve um aumento de casos em relação aos anos anteriores, mas sim um aumento de notificações que, ainda assim, estão muito aquém da realidade”, explica.

Segundo ela, a maior parte dos crimes no município é praticado contra vulneráveis (crianças menores de 14 anos ou deficientes mentais).

Vítimas e familiares devem denunciar o crime à DDM e, quando se tratar de vulnerável, também ao Conselho Tutelar. Pelo telefone 181 também é possível realizar denúncias, inclusive anônimas.

“É de extrema importância a comunicação, inclusive para que o agressor não continue praticando o crime e faça novas vítimas”, explica Luciana.

Roubos crescem

Foram 1.862 roubos de janeiro a junho, uma média de ao menos 10 ao dia. O número é 3% maior do que no primeiro semestre do ano passado.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar Francisco Mango, a crise financeira e o aumento do desemprego refletem no aumento do crime.

“Mas o sistema de inteligência da Polícia Militar monitora essas ocorrências e planeja o policiamento, que é reforçado nas áreas de maior incidência”, diz.

Ele ressalta, ainda, que a redução dos crimes contra o patrimônio é uma das prioridades da Polícia Militar no município.

Roubo de veículo despenca

O número de roubo de veículos em Ribeirão despencou este ano e é o menor desde 2011. Foram 301 ocorrências no primeiro semestre, queda de 34% em relação ao mesmo período do ano passado e de 64% em relação a 2014. Em junho deste ano foram registrados 35 ocorrências, sendo o mês com menor comunicação desse crime últimos cinco anos.

Em entrevista recente ao A Cidade, o diretor do Deinter 3, João Osinski, disse que a Polícia Civil conseguiu desmantelar quadrilhas especializadas no crime. A Lei do Desmanche, em vigor desde 2014, também contribuiu para a redução. A PM afirma, ainda, que intensificou o policiamento em áreas onde o crime era mais praticado.

Crime contra a vida sobe

No primeiro semestre, 27 pessoas foram assassinadas em Ribeirão Preto, um a mais do que nos seis meses iniciais de 2015. Também foram registradas 29 tentativas de homicídio, uma alta de 71% do que no mesmo período do ano passado.

Em junho, foram quatro vítimas de homicídio no município. Já o crime de latrocínio (roubo seguido de morte) caiu: uma morte esse ano, o menor número no primeiro semestre desde, pelo menos, 2011 - ano mais antigo que consta no site da SSP.



    Mais Conteúdo