Registros de furto aumentam 35% neste ano, em Araraquara

28/05/2016 08:44:00

Assaltos tiveram aumento de 21% em relação a 2015; crimes acontecem principalmente na área central da cidade

Deivide Leme
Segundo a PM de Araraquara, patrulhamento nas ruas tem sido reforçado (Deivide Leme/7.fev.2015/Tribuna)

Televisão, bicicleta, computador e celular. Estes foram os objetos levados de dentro da residência de um controlador de acesso de 31 anos, em Araraquara. O crime ocorreu anteontem, mas engrossa a estatística que aponta o crescimento de crimes como furtos e roubos na cidade.

De acordo com o levantamento divulgado pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado, mais de mil furtos foram registrados na cidade nos quatro primeiros meses deste ano, o que representa um crescimento de 35% em relação ao mesmo período de 2015. A estatística também aponta um crescimento de 21% nos registros de roubo de janeiro a abril de 2016.

“Fui trabalhar e quando voltei a porta da cozinha estava aberta e já tinham levado tudo. Comigo é a primeira vez que acontece, mas esses dias ouvi dizer que uma das vizinhas aqui do bairro foi até feita refém dentro de casa”, disse a vítima, que preferiu não ter o nome relevado.

Receptadores na cadeia

Nesta semana, um homem de 66 anos foi preso por receptação no Jardim Adalberto Roxo. Com ele, os policiais encontraram uma série de produtos como celulares, alto falantes de carro, raquete de tênis, entre outros, todos furtados em diferentes ocasiões na cidade. Ele não soube informar a procedência dos objetos.

Patrulhamento intensificado em toda a cidade

A área central de Araraquara é a que mais sofre com a incidência desses tipos de delitos.

Segundo o comandante do 13° Batalhão da Polícia Militar de Araraquara, tenente-coronel Ziul Martins Rodrigues, o patrulhamento tem sido reforçado para prevenir esses crimes.

“Intensificamos as rondas nos bairros durante a manhã e à tarde, quando geralmente a população sai de casa para trabalhar ou estudar e as residências ficam vazias, além do Centro, quando patrulhamos o dia todo pelo movimento do comércio para tentar prevenir furtos e roubos de veículos e a pedestres”, disse.

Ainda de acordo com Ziul, a denúncia é importante para ajudar na prisão dos criminosos. “É sempre preciso estar atento, ao perceber alguma pessoa suspeita no bairro ou perto de veículos estacionados, acione o 190. A participação da população é muito valiosa e nos ajuda muito”, complementou.

Celulares e veículos são ‘alvos fáceis’

Ainda em abril, o número de furtos e roubos de celulares dobrou em Araraquara, em relação ao ano passado.

Por conta disso, as polícias Militar e Civil - por meio da DIG (Delegacia de Investigações Criminais) - estão realizando operações para coibir esse crime. Iniciaram fiscalizando as revendas de celulares, mas nada encontraram de suspeito.

Sobre os veículos, de acordo com Ziul, os mais visados são os carros modelo Gol e Uno, além das motocicletas 125 cilindradas por serem “de fácil revenda e comércio de peças“, explica.



    Mais Conteúdo