Zonas Norte e Oeste são as regiões que registram mais crimes em Ribeirão

27/11/2014 10:19:00

Ocorrências contra a vida são altas nos distritos que atendem a essas áreas da cidade, 29 homicídios foram registrados

Um estudante de 24 anos teve seu carro roubado na noite de anteontem no bairro Iguatemi, zona Leste de Ribeirão Preto. Ele conta que havia deixado seu Honda Civic branco recém-comprado em frente ao seu prédio, na rua Arnaldo Victaliano, e que, no momento em que estava entrando no veículo para guardá-lo na garagem, por volta das 23h30, foi abordado por um homem armado. O ladrão anunciou o assalto e roubou o carro.

Segundo a vítima, o criminoso era branco, de porte médio, aparentava ter aproximadamente 40 anos e usava calça jeans, camisa polo e boné. O estudante, que não quis ser identificado, ainda disse que o bandido chegou em um Uno prata, acompanhado de um comparsa. “Fazia três semanas que eu tinha comprado o carro”, lamentou o jovem. “Ribeirão Preto está muito violenta”, completou.

O roubo do veículo do rapaz vai compor os dados estatísticos da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo de novembro, que serão divulgados no próximo mês.

Arte / A Cidade
Mapa da violência em Ribeirão Preto (Arte / A Cidade)

Os índices anunciados nesta terça-feira, referentes ao mês de outubro, indicam que as zonas Norte e Oeste são as mais perigosas da cidade, principalmente no que diz respeito aos crimes contra a vida. Os crimes contra o patrimônio, no entanto, ocorrem com frequência e grande quantidade em todas as áreas do município.

De acordo com os dados, o número de homicídios dolosos nas zonas Norte e Oeste é maior do que o observado nas outras regiões. Nos primeiros dez meses de 2014, ambos os DPs (Distritos Policiais) que atendem a zona Norte (2º e 5º) registraram 20 casos no total e o 6º DP, que abrange a zona Oeste, contabilizou nove ocorrências.

As zonas Norte e Oeste também são as que mais registraram tentativas de homicídio no período. Nas regiões dos 5º e 6º DPs, que compreendem a zona Norte e Oeste, respectivamente, foram contabilizadas 14 tentativas cada.

Centro é região que destoa

Os dados relativos a roubos são consideráveis em todas as áreas. O 2º DP lidera com 734 ocorrências, sendo seguido pelo 3º DP, que abrange partes das zonas Norte e Oeste, com 728 casos. Quanto aos furtos, os oito DPs, com exceção do 7º, que engloba o distrito de Bonfim Paulista, apresentam números altos. A região central, atendida pelo 1º DP, é a que mais destoa das demais. Nos primeiros meses de 2014, o Centro teve 40 veículos roubados e 211 furtados.



    Mais Conteúdo