Regiões Norte e Sul lideram roubos e furtos em Ribeirão Preto

20/04/2018 09:31:00

Região do 2º DP (Norte) registrou 141 roubos e 68 furtos de veículo entre janeiro e fevereiro de 2018; na zona Sul (4º DP), os 353 furtos registrados no período são os que mais chamam atenção

 As zonas Norte e Sul de Ribeirão Preto lideraram as ocorrências de roubo e furto nos dois primeiros meses deste ano, segundo estatísticas da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).  

Os dados criminais mostram que foram registrados 141 roubos e 68 furtos de veículos na área do 2º Distrito Policial (DP). Na região do 5º DP ocorreram 29 roubos de veículos (veja mais detalhes na arte). Ambos os distritos são localizados na zona Norte da cidade e abrangem os bairros Campos Elíseos e Ipiranga e adjacentes, respectivamente (confira mapa abaixo).  

Já na zona Sul, área do 4º DP, os furtos são os que mais chamam a atenção da segurança: na região, só nos primeiros 60 dias deste ano, ocorreram 353 casos.   

Seis carros roubados em 15 dias 

No início da segunda quinzena de janeiro, quando o ano apenas começava, policiais da Dise (Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes) de Ribeirão Preto desmontaram uma quadrilha acusada de praticar pelo menos seis roubos de veículo de motoristas de aplicativos no Jardim Heitor Rigon, na zona Norte. 

Nove pessoas - entre elas sete adolescentes - acusadas de integrar o bando foram detidas em três dias. O objetivo do grupo, segundo o delegado Diógenes Santiago Neto, responsável pela operação, era roubar os carros para vendê-los e, com o dinheiro, montar um ponto de tráfico de drogas na cidade.    

Gangue da marcha à ré aterrorizou zona Sul

Na madrugada do dia 12 de janeiro, um empresário do Boulevard, na zona Sul, viu todo o estoque de sua loja ser levado pelos criminosos. Numa ação rápida, a conhecida gangue da marcha à ré utilizou um carro Volkswagen Gol para estourar as duas portas da loja e levar cerca de R$ 25 mil em mercadorias. 

Câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos gravaram a ação dos criminosos. As imagens mostram quando cinco homens chegam à loja - dois em um motocicleta e três no carro. O motorista manobra o veículo e dá a marcha à ré para arrombar a porta.  Na sequência, a dupla da moto e os passageiros do Gol invadem a loja e furtam a mercadoria, enquanto o motorista continua no carro. Toda a ação, segundo as imagens, dura menos de cinco minutos.  

Para evitar novos casos, o comerciante implantou barreiras de concreto na porta da loja e trocou as portas do estabelecimento por outras mais reforçadas. 

Tenente-coronel Francisco Mango afirma que furto e roubo de celular impactam estatísticas de todo o Estado (foto:: Weber Sian / A Cidade)
 

Polícia Militar

O tenente-coronel da PM, Francisco Mango, responsável pelo policiamento na região Sul da cidade, disse que 85% dos roubos e furtos a transeuntes nesta área que também inclui a região central - são de celulares. "Esse crime tem impactado muito as nossas estatísticas, principalmente quando há eventos como os que ocorreram no Carnaval", afirmou.

O policial vê como positivas as campanhas para conscientizar a população sobre o uso do celular em locais que oferecem maior segurança. "As pessoas devem evitar ficar com aparelhos nas mãos em pontos de ônibus, por exemplo", alertou.

O coronel explica que as estatísticas direcionam operações da PM para evitar esses crimes e também o de receptação.

Área Norte

O major da PM, Marco Aurélio Gritti, responsável pelo policiamento na região Norte de Ribeirão, reforçou que a polícia tem direcionado o patrulhamento em áreas onde as estatísticas apontam maior ocorrência dos crimes.

No caso específico dos roubos a veículos de motoristas de aplicativos, houve nesta semana uma reunião entre representantes dos motoristas e a PM para tentar traçar estratégias para o combate a esse tipo de ação.

"Identificamos que nas duas primeiras semanas de abril ocorreram nove roubos de veículos na região do Ipiranga, dos quais sete eram de motoristas que prestam serviços a aplicativos. Os casos ocorreram entre 19h e 21h e suspeitamos de que seriam as mesmas três pessoas que estariam agindo nessa área armadas com facas, sendo um deles adolescente", afirmou o policial.

O major Gritti explicou que para coibir roubos a transeuntes a PM tem direcionado o patrulhamento com equipes da Rocam (Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas) nas primeiras horas da manhã. À noite, há o apoio da Força Tática contra crimes de roubo de veículos.

"É muito importante que a vítima registre um boletim de ocorrência para que a polícia possa direcionar as equipes", lembrou o major.  

Polícia Civil

Procurado pelo ACidade ON, o delegado seccional de Ribeirão Preto, Marcus Lacerda Camargo, disse que não poderia comentar dados estatísticos, o que somente a Secretaria da Segurança Pública teria autonomia para fazer.   

Mapa de roubos e furtos em bairros de Ribeirão por Distritos Policiais (Arte / A Cidade)
 


Secretaria aponta 147 prisões em dois meses 

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota de imprensa ao ACidade ON, que as polícias Civil e Militar combatem os roubos e furtos de veículos com operações em oficinas e estacionamentos suspeitos de serem desmanches, além de bloqueios policiais nos locais em que há maior incidência deste tipo de crime.

Conforme a SSP, no primeiro bimestre de 2018, 147 pessoas foram presas e 93 veículos foram recuperados nas regiões Norte e Sul de Ribeirão Preto.  De acordo com os dados, as ações possibilitaram queda de 37,5% nos roubos de veículos, 17,22% nos furtos no primeiro bimestre deste ano e 24,52% nos furtos de veículos em fevereiro na região do 2º DP.

No 4º DP houve, segundo a SSP, redução de 33,33% nas ocorrências de roubos de veículos no segundo mês do ano. Já o 5º DP teve recuo de 21,18% nos casos de roubo nos dois primeiros meses do ano.  A nota ainda cita que a Lei dos Desmanches, criada em 2014, auxiliou na diminuição dos crimes de roubo, furto e receptação de veículos.  

(Colaboração: Germano Neto)



    Mais Conteúdo