Polícia Civil registra mais dois roubos a motoristas de aplicativo

Com os crimes ocorridos no fim de semana já somam 12 casos desde o início do ano; últim ocorrência foi na Vila Albertina

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Júlia Fernandes

Aplicativo de transporte, Uber (foto: divulgação)

A semana começou em Ribeirão Preto com registro de mais dois roubos a motoristas de aplicativos. Agora, são pelo menos 12 casos denunciados a Polícia Civil, de janeiro deste ano até o momento, sempre em ações muito parecidas, com uso de facas ou revólveres.   

Neste sábado (14), três ladrões, que aparentavam ter 17 anos, solicitaram uma corrida às 20 horas por meio da Uber, com destino ao Jardim Presidente Dutra. Quatro quarteirões depois, D.R.M., de 25 anos, foi rendido pelo trio e obrigado a descer do veículo, mediante ameaças com uma faca.

Além do carro, modelo Fiat/Uno, levaram luvas, celular, carteira de couro e os documentos pessoais da vítima.  

No domingo (15), E.B.R., 40, foi a vítima da vez. Ao ACidade ON, também disse que teve uma corrida solicitada às 6 horas na avenida Cásper Líbero, por meio da Uber. O usuário cadastrado chamava-se Lucas. Novamente, três homens ainda não identificados embarcaram no veículo.

À caminho da zona Norte, um dos passageiros anunciou o assalto e rendeu o motorista com uma arma. "Foi muito rápido. Eles não me agrediram fisicamente, mas exigiram que eu saísse do carro e entregasse a carteira", afirma.  

O trio fugiu pela rua Manaus com o veículo, R$ 300 em dinheiro e alguns documentos. Já a vítima conseguiu seguir pela via a pé e pedir ajuda a alguns moradores, que acionaram a Polícia Militar no local. "Foi um susto enorme. Na hora, só passava pela minha cabeça se tudo isso realmente valia a pena". 

Veículo recuperado 

Às 11 horas, mais uma notícia para E.B.R.: policiais da PM localizaram o veículo, Ford/Fiesta, no Jardim Jandaia. O carro estava com os dois pneus dianteiros furados, sem step e as chaves.  

"Agora, estou correndo atrás do prejuízo para voltar a trabalhar. A Uber é minha única fonte de renda atualmente, mas já estou começando a rever algumas prioridades, porque estamos todos muito vulneráveis. Talvez eu mude meus horários como motorista por segurança", explica. 

Mais casos 

Apenas na semana passada, três roubos foram registrados. Todos foram executados na zona Norte da cidade, por três ou quatro criminosos. Diferente do último, levantamento do ACidade ON, com base na divulgação de boletins de ocorrência, aponta que a maioria dos assaltos ocorrem durante a noite e madrugada.  

Os autores não foram presos, com exceção de uma quadrilha, desmantelada pela Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes), em janeiro deste ano.  

À época, nove integrantes entre eles, sete adolescentes foram presos, acusados de roubar oito veículos vinculados a Uber ou 99 POP em seis meses. O objetivo dos ladrões era vender os carros e montar um ponto de tráfico de drogas com o dinheiro. 

Outro lado  

Por meio de nota, a Uber afirmou que não tolera nenhum comportamento criminoso e o usuário foi banido da plataforma assim que a denúncia foi feita.  

"Nenhuma viagem com a plataforma é anônima e todas são registradas por GPS. Isso permite que, em caso de necessidade, nossa equipe especializada possa dar suporte, sabendo quem foi o motorista parceiro e o usuário, seus históricos e qual o trajeto realizado. A empresa permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações, na forma da lei", escreveu, via assessoria de imprensa. 

LEIA MAIS 

Motorista de Uber tem carro roubado em armadilha armada por mulher
Polícia desmonta quadrilha de assaltantes de motoristas de aplicativos
Motorista de Uber é vítima de assalto em Ribeirão Preto
Casal pede corrida de Uber e rouba carro do motorista
Mais um motorista de Uber é roubado em Ribeirão Preto
Motorista do aplicativo 99 tem carro roubado em Ribeirão Preto
Assaltantes armados levam carro de motorista da Uber
Quadrilha agride motorista de Uber com gravata e leva carro
Polícia Civil registra 8º roubo a motorista de aplicativo neste ano em Ribeirão Preto
Em menos de 1 hora, dois motoristas de aplicativo são roubados na zona Norte




0 Comentário(s)

Seja o primeiro a comentar.