Polícia Militar salva bebê engasgado no Jardim Brasil

04/09/2015 13:31:00

Recém-nascido de apenas 5 dias de vida parou de respirar durante a amamentação

A Polícia Militar de Araraquara socorreu e salvou um bebê de apenas 5 dias de vida que engasgou durante a amamentação na última quarta-feira (02), no Jardim Brasil.

De acordo com a mãe, uma mulher de 40 anos, o recém-nascido parou de respirar enquanto mamava. Ela percebeu que tinha algo errado e viu que os lábios e as unhas estavam ficando roxos. "Ligamos para o 190 e o policial nos ensinou a fazer a massagem para ele voltar. Era para fazer isso até que o resgate dos bombeiros chegasse", conta Heloísa. 

"Eu e meu marido massageávamos, mas ele não chorava. Ele até melhorava um pouco, parecia querer respirar, mas não era 100%. Meu marido tirou um pouco da sujeira do nariz, mas ele continuava roxinho. Achei que não ia dar tempo e que eu iria perder o meu bebê”, relatou.

Os pais insistiram na massagem por mais de 10 minutos, sem muito sucesso, até que o cabo Santos e o soldado Siqueira chegaram na casa, fizeram a manobra correta duas vezes e o menino chorou. A cena causou comoção entre os familiares e os militares. "Ficamos muito emocionados", lembra a mãe.

DE NOVO - A mulher, que é mãe de uma adolescente de 16 anos, conta que a menina também engasgou com leite materno quando tinha um mês de vida. "Já tinha passado por isso, mas no caso dela, a minha mãe que salvou ela."

Ainda assustada, a mãe, que teve gravidez de risco por conta da idade e que ainda sofre com inchaços e dores do pós-parto, conta que mal dormiu nas últimas noites para vigiar o bebê. Além disso, ele dormiu em seu peito esses dias. "A gente fica assutada, né? Agora eu fico de olho nele a todo segundo, tenho a impressão que pode acontecer de novo”, fala.

DICAS - Confira as dicas do Corpo de Bombeiros para evitar engasgamento de bebês e como proceder se isso acontecer:

Ajude o bebê a respirar - O esgasgamento pode ocorrer nos primeiros segundos da amamentação. Para evitar o afogamento, a dica é tirar o peito da boca do bebê após 15 segundos para que ele possa recuperar a respiração; 

Não amamente deitada - o risco de a mãe dormir e o do bebê sufocar são maiores; 

Evite colocar objetos no berço do bebê - Pelúcias, brinquedos e cobertores podem sufocar a criança;

Descanso antes da soneca - Após a amamentação, aguarde 15 minutos antes de colocar o bebê no berço, mesmo que ele já tenha arrotado; 

Posição para evitar engasgamento - Deite o bebê sempre de costas para baixo e incline a cabeça levemente para o lado; isto pode evitar incidentes como afogamento por refluxo, o que é muito comum nos primeiros meses de vida ou engasgamento com restos de alimento que possam ter ficado na boca do bebê; 

Ajuste o colchão - Nos primeiros três meses é aconselhável inclinar o colchão da criança de forma que fique elevada;  

Em caso de emergência, ligue 193.



    Mais Conteúdo