Inscrições do Enem terminam nesta sexta-feira

Estudante tem até às 23h59 para se inscrever ou fazer alterações no cadastro

    • ACidadeON/Ribeirao
    • Gabriela Virdes

Renato Lopes / Especial

 

O prazo para inscrição na edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina às 23h59 desta sexta-feira (19). Aqueles que já fizeram a inscrição também têm até este horário para fazer alguma alteração no cadastro.

Veja o calendário 

Segundo balanço parcial divulgado hoje pelo Instituto Nacional de Educação Profissional (Inep), até às 11h, o sistema registrava 6.194.034 inscrições finalizadas. As provas serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro.

Para o professor e especialista em vestibular Luiz Cláudio Jubilato, o Enem é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. “O Enem se transformou no maior vestibular do Brasil, pois aumenta as chances dos candidatos de ingressarem em universidades públicas”, diz.
Isso porque, boa parte das instituições de ensino superior já considera o Enem como uma forma de seleção ou como uma parte do vestibular. “A nota do Enem tem um peso diferente para cada instituição e algumas a utilizam de forma integral para a seleção”, frisa Jubilato.

Gustavo Silveira Toldo, de 18 anos, está atento a isso. Para o estudante – que pleiteia vaga no curso de Engenharia Química -, prestar o Enem é vantajoso para entrar em universidade Federal.

VEJA FOTOS DO ENEM 2016 EM RIBEIRÃO

“Duas universidades que irei prestar utilizam a nota do Enem como seleção. A UFMG, em Belo Horizonte, e a UFSCar, em São Carlos, que não possuem vestibular próprio”, comenta. 

Este será o terceiro ano em que Toldo faz a prova do Enem. “A prova não é tão difícil, mas por ser longa, acaba sendo cansativa”, diz. Por isso, ele aprovou a mudança do Enem ser realizado em dois domingos. “Achei positiva, pois dá tempo de rever alguma matéria e diminui o cansaço”, reforça.

Segundo Jubilato, o Enem possui conteúdo muito abrangente. “Então, quem se prepara para esta prova acaba se preparando para todos os outros vestibulares”, afirma. “Tanto que os alunos a utilizam como base para checar seus conhecimentos, já que o Enem é uma das primeiras provas que realizam”, completa.

Em caso de problema na hora da inscrição, os candidatos podem ligar para o Inep pelo telefone 0800-616161. O atendimento vai até às 20h, no horário de Brasília.

Taxa

O valor da taxa de inscrição do Enem 2017 é de R$ 82. Mas, ao contrário da inscrição, em que o prazo se encerra hoje, o pagamento pode ser efetuado até a próxima quarta-feira, dia 24, respeitando o horário de compensação bancária.

Pelas regras do edital, estão isentos da taxa os estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio este ano, os participantes de baixa renda que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e os que se enquadram na Lei 12.799/2013 que, entre outros critérios, isenta de pagamento aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, ou seja, R$ 1.405,50.
 


0 Comentário(s)