Confira cinco dicas para a volta às aulas

24/07/2016 18:18:00

Nesta segunda-feira (25), 50 mil estudantes começam segundo semestre do ano letivo na rede municipal de Ribeirão

Weber Sian/ A Cidade
Nesta segunda-feira (25), 50 mil estudantes voltam às aulas nas Escolas Municipais de Ribeirão (Foto: Weber Sian)

 

O segundo semestre do ano letivo de 2016 começa nesta segunda-feira (25) para os 50 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino em Ribeirão. Na próxima segunda, começam as aulas da rede estadual e particular.

E os pais de alunos, principalmente dos ensinos Infantil, Fundamental e Médio precisam ficar atentos nesse período. Segundo a Proteste Associação de Consumidores, os cuidados são principalmente em relação aos direitos e também ao orçamento.

Algumas atitudes podem evitar dor de cabeça e gastos extras. Confira:

 

Pixabay
Pais precisam ter atenção com as mochilas dos estudantes, peso pode trazer problemas de coluna (Foto: Pixabay)

 

Mochilas – O excesso de peso nas mochilas escolares pode ser o grande vilão da volta às aulas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos próximos anos, 85% da população sofrerá dores lombares devido, entre outros fatores, à má postura e às mochilas pesadas. Estudos apontam que a criança não deve carregar, em média, mais do que 10% do seu peso corporal.

 

Arquivo A Cidade
Transporte escolar também precisa de atenção, regras precisam ser cumpridas pelos prestadores de serviço (Foto: Arquivo/ A Cidade)

 

Transporte Escolar – É o item mais relevante em termos de segurança dos alunos e pais. Além de exigir a apresentação do alvará de circulação, os pais devem avaliar as condições de conservação e segurança do veículo, pedir referências e orientar as crianças para prestarem atenção à conduta do motorista no trânsito. E, obviamente, ler com cuidado cada item do contrato e das condições de pagamento.

 

Pixabay
Os pais não são obrigados a comprar os livros na escola, nem na livraria indicada (Foto: Pixabay)

 

Livros Didáticos – Normalmente, custam mais do que todos os demais itens do material escolar. Portanto, é importante comparar preços em mais de uma livraria. Os pais não são obrigados a comprar os livros na escola, nem na livraria indicada.

 

Uniforme – As escolas não podem obrigar os pais a comprar o uniforme no próprio estabelecimento de ensino. Ou indicar uma determinada loja para a compra do uniforme, se o mercado em geral comercializar o produto. Além disso, a escola deve informar qual o modelo de uniforme utilizado, assim como os locais onde pode ser adquirido. O fornecimento exclusivamente pela escola é considerado venda casada, o que é proibido por lei.

 

F.L.Piton/ A Cidade
A escola não pode exigir a compra de produtos de uma determinada marca ou local específico (Foto: F.L.Piton/A Cidade)

 

Material Escolar – Antes de sair às compras, os pais devem verificar se há produtos que sobraram do semestre anterior, em bom estado, que podem ser reaproveitados; e pesquisar os preços em diversos pontos de venda. Na impossibilidade de comprar cada item em estabelecimentos diferentes, a saída é pesquisar a lista como um todo. Também é aconselhável não levar os filhos às compras, para evitar pressões pela aquisição de produtos da "moda". A escola não pode exigir a compra de produtos de uma determinada marca ou local específico.



    Mais Conteúdo