Ticket médio do ribeirão-pretano no comércio eletrônico é de R$ 239,04; valor supera o da capital
Ribeirão Preto é a 16ª cidade em volume financeiro de compras em lojas virtuais do país.
A posição de Ribeirão está em ranking com as 100 cidades de maior movimentação de compras online e integra a pesquisa Mapa do E-commerce no Brasil, feita pela empresa especializada Conversion, que possui grandes empresas de e-commerce em sua carteira.
Segundo a pesquisa, dede cada cem pessoas que visitam lojas virtuais em Ribeirão Preto, uma acaba comprando.
Na média, o ribeirão-pretano gasta R$ 239,04 nas lojas virtuais, valor acima dos R$ 233,51 da capital paulista, que lidera o ranking.
O estudo avalia o perfil do consumidor que compra pela internet. Foram analisados mais de 100 milhões de visitas em lojas virtuais nacionais, no período de 12 meses, e montou-se um ranking com os municípios que mais movimentam o comércio eletrônico no Brasil.
Ribeirão tem previsão de compras de R$ 356,5 milhões em 2014 no comércio eletrônico, mais de 2% da receita estimada para o estado de São Paulo.
Também chama a atenção a taxa de conversão, ou seja, quantas visitas são convertidas em vendas. Em Ribeirão, essa taxa é de 0,99%, contra 1,23% na capital.
Além disso, a pesquisa mostra que os consumidores da cidade devem fechar o ano com mais de 1,5 milhão de pedidos online. Já o tempo médio de visita dos compradores é de três minutos.
No Brasil, as empresas de e-commerce devem atingir o patamar de 130 milhões de pedidos até o fim do ano. A previsão é aproximadamente 13 bilhões de visitas em 2014.
O levantamento também apontou que um em cada cinco visitantes no e-commerce já utiliza dispositivo móvel, sendo que mais de 10% das vendas pela Internet são efetuadas por esses equipamentos portáteis.
Na web, preço não é tabelado
A acupunturista Paula Grano, de 23 anos, é adepta da compra virtual. “Acho que vale a pena, principalmente pelos preços, já que nas lojas os produtos são tabelados e na internet não”, afirma.
Recentemente, ela comprou um celular. “O prazo de entrega foi de cinco dias, o frete foi gratuito, e economizei cerca de 15% do valor que pagaria na loja”, conta.
Paula afirma que a economia pode ser ainda maior, dependendo do produto. “Em perfumes e maquiagens, a diferença é enorme. Em um perfume que na loja custa R$ 700, consegui comprar por R$ 250 pela internet”, diz.
Mas a acupunturista afirma que é preciso cautela. “Tem que checar se o site é confiável e qual a operadora de pagamento que utiliza, pois algumas aceitam cancelar o pedido caso o produto não seja entregue”, frisa. “Também vale a pena conferir os comentários na página para saber se outras pessoas tiveram problemas”, completa.