Vai vender o imóvel? Saiba o que precisa estar em ordem

25/08/2014 09:34:00

Registros, contas de água e de luz devem estar em dia

Muitas pessoas tomam a decisão de vender um imóvel, seja para saldar dívidas ou para investir o dinheiro em um outro negócio. Mas nem sempre é um negócio fácil, seja devido à crise econômica ou até mesmo por erros do proprietário interessado em vender.

De acordo com o coordenador do grupo setorial de imobiliárias da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), Antônio Carlos Maçonetto, o primeiro ponto para vender um imóvel é saber como está o local no registro.

“É importante saber se está tudo regularizado e se não tem nenhuma discrepância em relação ao que foi construído”, explica.

O coordenador diz que é sempre importante verificar o documento que prova que o imóvel está regularizado. Segundo ele, o proprietário também deve conferir e fazer levantamentos de contas de água e de luz.

Para Maçonetto, um dos principais cuidados antes de colocar a placa de “Vende-se” é registrar o imóvel.

Se o imóvel ainda está cadastrado como terreno, o vendedor deve contratar um engenheiro para legalizar a situação, o que acaba tendo um custo que vai depender do valor, da metragem e de impostos do imóvel.

O especialista ainda alerta para que os compradores e proprietários evitem fazer o conhecido contrato de gaveta, ou seja, o acordo feito pelas duas partes no qual um preço é combinado. Nessas horas, um advogado também pode resolver a situação.

“Mesmo que o vendedor precise ter esses cuidados, é obrigação do comprador verificar as questões de arrumação e aparência do imóvel”, afirma Maçonetto. Por fim, ele explica que o prazo de entrega precisa ficar definido. “Para ficar livre das multas diárias ou mensais, é bom constar esse prazo de entrega no contrato e na própria escritura”, conclui.

Arte / A Cidade


    Mais Conteúdo