Vai viajar? Comece a planejar desde já suas férias

22/07/2014 16:06:00

Segundo especialistas, programar agora a viagem das férias de verão pode render economia de 5% a até 20%

As férias de julho mal acabaram, mas muitos já se programam para as viagens do verão. Não importa o destino: para os dias de descanso não irem por água abaixo é preciso planejamento, organização e pesquisa de preços. Para quem se programa, os descontos podem variar de 5% a 20%. “O mundo do turismo é dinâmico. A disponibilidade e os valores mudam a cada instante. Mas, se feito com planejamento e antecedência é possível gerarmos benefícios e boas oportunidades de compra”, explica Renata Calil, da Renata Calil Eventos e Viagens.

Viviane Pio, gerente de vendas da CVC, diz que os clientes encontram inúmeras vantagens de planejar a viagem com antecedência. “Uma delas é a chance de aproveitar as boas oportunidades em reduções de preço, já que as operadoras negociam grandes volumes com seus fornecedores, assim como a possibilidade de parcelar a viagem em até 10x sem juros”.

Para o planejador financeiro Leonardo Gazini Facchini, quanto antes iniciar o planejamento, mais eficiente será o resultado. “Quando se estabelece um objetivo como uma viagem de férias, as mudanças no dia a dia serão mais bem aceitas, uma vez que há um motivo para fazer a economia”, diz.

Segundo Facchini, procurar horários alternativos de voos pode contribuir para um bom desconto. “Ou então, deve-se poupar dinheiro antes da viagem para fazer o pagamento a vista”, indica. De acordo com ele, a maioria das agências oferece desconto que podem variar de 5% a 20% para quem se programou e pode pagar o pacote à vista.

A tesoureira Andrea Pileggi planeja com antecedência todas as viagens que faz. “Acho que comprar antes não influencia no valor total. Mas, sim, no meu planejamento financeiro para pagar a viagem, juntar dinheiro para gastar no local e voltar das férias sem dívidas”, resume.

Para ela, há duas maneiras de viajar: uma é comprar os produtos elaborados pelas operadoras e agências de viagem, e a outra é adquirir cada item separadamente. “Normalmente, através das operadoras e agências são melhores as tarifas e as condições de pagamento, pois a movimentação é grande e o poder de negociação é maior”.

Arte / A Cidade
Veja dicas para programar suas férias (Arte / A Cidade)

 

Férias fora da alta temporada são baratas

Outra dica para economizar nas férias é visitar destinos fora da alta temporada. “Essa é uma excelente opção para economia e para uma viagem mais tranquila”, ressalta o planejador Leonardo Facchini.

“Sempre que pensamos em férias caímos nos períodos de altíssima temporada e naturalmente os valores mudam demais. Quem puder viajar em outros períodos fará investimentos menores”, afirma Renata Calil.

Para Facchini o ganho é dobrado. “Paga-se menos pela viagem e aproveita-se muito mais”, diz. Para quem não tem outra opção e precisa viajar em alta temporada, o planejador financeiro orienta o consumidor a se organizar e desenvolver sua habilidade de negociar.

Cuidados com a Internet

Pesquisar e comparar preços é ação fundamental para encontrar o melhor valor para a viagem. Para isso, muitas pessoas se aventuram a adquirir passagem, hotel e passeios sozinhos, pela internet.

O planejador financeiro não recomenda usar apenas o valor para tomar a decisão. “A viagem ‘por conta’ tende a ter um preço menor, mas exigirá trabalho e principalmente o conhecimento sobre o destino”, explica Leonardo Facchini. “Se for conhecer um novo país, as agências podem economizar seu tempo, sem contar os riscos de comprar gato por lebre”, completa. 

“Digo que se fechar pela internet com boa tarifa e tudo correr bem, ótimo, fez de fato um bom negócio. Porém, se der errado, vai pagar muito mais caro, pois além do que já foi pago, terá mais gastos e vai falar com quem?”, questiona Renata Calil.

Para ela, a internet é uma ferramenta incrível e que coloca o consumidor ‘dentro’ dos voos e hotéis. “Mas nada se compara ter a sua disposição um agente de viagem para trocar ideias, receber orientação e dicas de viagem”, avalia.

 



    Mais Conteúdo