Cuidados na hora de utilizar o cartão de crédito

20/07/2014 21:12:00

Economista dá dicas para consumidor evitar dores de cabeça

Fazer compras com o cartão de crédito é uma boa opção, porém, é preciso tomar alguns cuidados e controlar os gastos e despesas.

De acordo com o economista Heber Carvalho, o erro mais comum que as pessoas cometem ao usar o cartão é o costume de parcelar as compras. “Às vezes a pessoa acaba comprando uma televisão, uma geladeira e várias coisas ao mesmo tempo. Ela parcela tudo e quando vê já está toda endividada.” 

Segundo Carvalho, esse endividamento, que acontece aos poucos, é o maior erro, porque a pessoa acaba comprando por impulso. O economista diz que o segundo maior erro é quando a pessoa deixa de pagar essas prestações e acaba parcelando o cartão de crédito.

“Ela começa a pagar a parcela mínima e quando vê a dívida está impossível de pagar”, explica Carvalho. 

Além disso, ele diz que se a pessoa não consegue pagar essas parcelas, a dívida acaba virando um “monstro”.

Facilidade

Por outro lado, o especialista afirma que o cartão de crédito traz uma facilidade na hora de pagar as contas. “O importante é sempre fazer as compras programado e saber que no mês que vem vai precisar pagar o débito.”

Carvalho afirma que o cartão é importante também na questão de segurança.

“O cartão evita o risco de andar com dinheiro e o risco de negociações. E hoje em dia até os menores estabelecimentos trabalham com cartões.”

Para ele, o cartão de crédito só passa a ter juros a partir do momento que a pessoa deixa de pagar a conta na data do vencimento normal.

Esses juros, dependendo do cartão, vão de 12 a 14 por cento. “O limite vai aumentando de acordo com a renda”, explica o economista. No caso de mais de um cartão de crédito, é sempre importante fazer uma avaliação e manter o controle dos gastos.

Cancelamento do cartão

Em casos de cancelamento, existem duas opções: ou o cartão cancela automaticamente quando a pessoa para de usá-lo, ou é preciso se dirigir à empresa e solicitar o cancelamento do mesmo.

Infográficos / A Cidade



    Mais Conteúdo