Comércio já contrata temporários em Ribeirão Preto

21/10/2014 09:40:00

Aumento de vagas avança apesar de os comerciantes registrarem vendas mais fracas durante o ano

F.L.Piton / A Cidade
Jéssica começou como temporária e foi efetivada: “gostei” (foto: F.L.Piton / A Cidade)

Está aberta a temporada de contratações de funcionários temporários para o fim de ano. O comércio de Ribeirão Preto deve ampliar em até 10% o número de postos de trabalho.

A previsão é do Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp) e representa 6,3 mil vagas, já que em números de maio de 2013 o comércio local tinha 63 mil colaboradores, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego.

A abertura de vagas temporárias repete a previsão de 2013. A diferença é que neste ano os negócios estão em ritmo menor.

“As vendas estão mais fracas. Então, desta vez, vamos buscar mais qualificação do que quantidade”, diz Sueli Gobi, gerente de loja de roupas na área central.

“Temos cinco vendedores e vamos contratar mais cinco”, afirma. “O comércio tem uma média de vendas no ano, e novembro e dezembro tem movimento intenso e fluxo de vendas maior”, afirma o economista do Sincovarp, Marcelo Bosi Rodrigues.

“Por isso, há a necessidade de contratação de trabalhadores temporários.”

Mais
Carlos César Gineti, proprietário de uma loja de calçados na rua Barão do Amazonas, no Centro, afirma que também vai contratar.

“No fim do ano o horário do comércio é estendido e o fluxo de vendas é maior. As contratações temporárias são essenciais”, explica.

Geralmente já a partir da primeira semana de dezembro as lojas de rua de Ribeirão Preto começam a funcionar entre as 9h e 22h. 

Setor de serviços também abre vagas para extras

Mas não é só o comércio que puxa as contratações temporárias. Serviços especializados e sazonais também são responsáveis por aumentarem as contrações a partir deste mês.

Empresas organizadoras de eventos de fim de ano geralmente recorrem a temporários. 

E mesmo empresas que trabalham com tratamento e impressão de documentos, como a SMARAPD, abrem vagas. 

“Para o que chamamos de temporada 2015, período de produção que vai de outubro de 2004 a abril de 2015, a unidade está contratando cerca de 100 colaboradores temporários, devido ao aquecimento de trabalho”, explica Frank Marlon, gerente da área. 

“Nesse período, a área funciona em três turnos para dar conta da demanda”, emenda.

Segundo ele, em razão da alta demanda por serviços da empresa, há a expectativa de absorção de até 15% desses temporários após o período.

‘Chance de efetivação é muito grande’

O consultor e especialista em gestão estratégica de pessoas pelo Sebrae-SP, Darcy Paulino Lucca Junior, afirma que nas contratações de temporários para o fim de ano há grande probabilidade de efetivação.

“Independente do período, as empresas estão sempre à procura de bons profissionais”, destaca. “E para aqueles que estão fora do mercado de trabalho, esta é uma excelente oportunidade para se mostrar.”

A gerente de loja Sueli Gobbi ressalta que há chances reais de contratação. “Principalmente para aqueles que mostrarem um bom desempenho”, diz.

Foi o que aconteceu com a vendedora Jéssica Letícia Ruiz. Em dezembro do ano passado, ela conseguiu uma vaga de temporária e após o fim do contrato foi efetivada. “Gostaram do meu trabalho, surgiu uma vaga e estou aqui”, frisa.

Segundo ela, vale a pena se arriscar como temporário. “Nunca tinha trabalhado como vendedora e gostei. Agora, pretendo continuar nessa área”, conclui.



    Mais Conteúdo