Emprego tem alta pelo terceiro mês seguido em Araraquara

22/04/2014 08:20:00

Apesar do aumento pelo terceiro mês consecutivo, déficit derivado dos últimos 12 meses não é saturado

Moisés Schini/Tribuna Impressa
O segmento acumular um crescimento de 14,4% no ano

Segundo os dados da pesquisa “Nível de Emprego Regional” do Centro de Indústrias do Estado de São Paulo, Araraquara passa a ocupar o quarto lugar do ranking de saldo de empregos oferecidos pela indústria, no mês de março, apresentando um crescimento de 2,2% de fevereiro para março.

São Carlos segue atrás, em quinto lugar, com aumento de 1,6%. Já Matão apresentou saldo negativo, acumulando um déficit de 5% no ano, segundo a pesquisa.

Apesar de os dados mostrarem certa recuperação na relação de empregos oferecidos pela indústria em Araraquara, o saldo não foi capaz de reverter a queda dos últimos 12 meses. Um 2013 marcado pela decadência na disponibilidade de empregos na indústria em geral ainda não foi recuperado, deixando o déficit de Araraquara acumular 1,9%, no ano.

Mesmo sendo tímido, o resultado positivo da região de Araraquara reflete a recuperação vivenciada pela indústria do Estado de São Paulo nos primeiros meses do ano.

Em termos setoriais, os principais responsáveis pelo saldo positivo da região foram petróleo e biocombustíveis (15,06%), produtos alimentícios (4,62%), produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (2,85%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (2,47%) e produtos têxteis (1,11%).

O grande crescimento no saldo do setor de biocombustíveis é reflexo das demissões nos últimos meses do ano passado. Esse resultado já era esperado pelo Centro de Indústrias do Estado de São Paulo e apresenta essa sazonalidade no segundo e quarto trimestre de cada ano.

Diferente deste, o resultado para as indústrias têxteis tem mantido o crescimento sustentável dos últimos meses do ano, acumulando um crescimento de 14,4% no ano.

O resultado negativo em Araraquara ficou por conta da falta de empregos na indústria de borracha e materiais plásticos, que recuou 1,83% do mês passado para este.

Nos últimos 12 meses, a região de Araraquara acumula queda de 3%, saldo que não foge à tendência esperada para a indústria em geral do Estado para o primeiro semestre. 



    Mais Conteúdo