Rodoviária, biblioteca e parque de exposições em Serrana estão abandonados

23/01/2015 17:04:00

Guardas municipais relataram, ainda, condições precárias de trabalho na cidade

Paulo Souza/ EPTV
Obra inacabada na Rodoviária de Serrana recebeu investimento de R$2,7 milhões (Foto: Paulo Souza/ EPTV)

A reforma da rodoviária de Serrana começou e parou. Os passageiros precisam esperar aos ônibus em qualquer lugar, menos lá. A obra começou em 2011 e foram investidos quase R$2,7 milhões. E as ruínas atraem usuários de droga e moradores de rua, que intimidam quem precisa usar o local.

Paulo Souza/ EPTV
Motocicletas da Guarda Municipal estão paradas por problemas mecânicos (Foto: Paulo Souza/ EPTV)

A Guarda Municipal, que poderia auxiliar a essas pessoas na segurança, não tem sequer uniforme. Segundo o Chefe da Guarda Municipal da cidade, José Ronaldo da Silva, o Estatuto determina uma nova farda a cada dois anos e não é isso que acontece. "A Prefeitura não tem verba para recompor esses uniformes da Guarda Municipal. A parte mais difícil é quando o guarda vai chamar a atenção de alguém por estar quebrando algum patrimônio da própria Prefeitura. Tem cara que chega a fazer gracinha com o guarda, dizendo: Eu nem te conheço, você nem farda tem!", disse.

Além dos uniformes precários, a única viatura está em uso há dez anos e já andou mais de 230 mil quilômetros. Existem duas motocicletas, mas os veículos estão parados por problemas mecânicos. 

Para o secretário geral do Sindicato dos Servidores Municipais, Daniel Brito de Oliveira, a falta de estrutura para trabalho atinge vários ambientes. "Têm vários setores da Prefeitura que está faltando equipamento pro trabalho. Pronto Socorro, por exemplo, no arquivo não tem luz pros funcionários trabalharem. Eles trabalham no escuro", relatou. 

Abandono 

A Biblioteca Municipal está fechada há cerca de quatro anos. A reinauguração estava marcada para novembro de 2011, mas o prédio permanece impossível para uso. O Parque de Exposições também consta na lista dos locais abandonados. Mato alto e falta de conservação são os principais aspectos apontados pelos vizinhos. Já a Casa da Memória está pronta. Porém o museu não abre as portas para os moradores visitarem. 

Paulo Souza/ EPTV
Biblioteca da cidade era para ter sido reinaugurada em 2011 (Foto: Paulo Souza/ EPTV)

Outro lado

A Prefeitura de Serrana disse que reconhece os problemas da cidade e alega não ter condições de investir na Guarda Municipal, mas disse que busca recursos dos governos Federal e Estadual para melhorar a situação.



    Mais Conteúdo