Eleitores podem simular a votação em casa de forma gratuita

01/10/2014 11:23:00

Simulador com candidatos fictícios está disponível na internet

Heloisa Zaruh/ CBN Ribeirão
Eleitora mostra o título que vai usar na votação deste domingo, que ocorre das 8h às 17h (Foto: Heloisa Zaruh/ CBN Ribeirão)

No próximo domingo (5), os eleitores vão às urnas para votar nos candidatos para deputados estadual e federal, senador, governador e presidente. Os cidadãos podem levar os números dos candidatos anotados em um papel, a chamada 'cola', para facilitar no momento da votação. 

O voto é obrigatório para pessoas maiores de 18 e menores de 70 anos. Segundo a chefe da Zona Eleitoral 265 de Ribeirão Preto, Maria Alexandra Alckmin, quem não comparecer às urnas sofre penalidade. "Quem não vota, tem que justificar ou pagar a multa."

Para não ter erro

No site do Tribunal Superior Eleitoral existe um simulador de urna eletrônica com candidatos fictícios para o eleitor treinar em casa antes de ir para a urna eleitoral. 

Voto sem título é possível

Quem perder ou não encontrar o título de eleitor no momento da votação, pode praticar a cidadania levando até o colégio eleitoral correspondente um documento oficial com foto. A orientação é para que o eleitor leve também o número do título, que pode ser consultado pelo telefone 148.

Justificativa

O eleitor que não votar tem até sessenta dias a contar da data de cada turno para justificar, apresentando o documento do motivo do não comparecimento à urna. Para quem estiver no exterior, o prazo de justificativa é menor: trinta dias. Caso não haja a justificativa, o eleitor tem que pagar uma multa de R$ 3,51 por cada turno que ele não votou. 

Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli.



    Mais Conteúdo