Bancos de Ribeirão Preto reduzem autoatendimento

16/09/2014 09:47:00

Depois de sofrer danos por tiros, Santander da Lagoinha libera atendimento só entre 10h e 17h

Weber Sian / A Cidade
Cartaz em agência do Santander na Lagoinha: acesso a caixas eletrônicos só entre 10h e 17h (Foto: Weber Sian / A Cidade)

Ao chegar à agência do Santander no bairro Lagoinha, zona Leste de Ribeirão Preto, o cliente se depara com um cartaz afixado na porta informando que os caixas eletrônicos funcionam de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h.

A decisão, segundo o banco, foi tomada para inibir a ação de criminosos. No último dia 5, a agência foi danificada por disparos, que atingiram a porta de vidro e as paredes do local. Nada foi levado e ninguém foi preso.

Além da depredação, a agência foi alvo de bandidos outras quatro vezes. Foram três explosões a caixas eletrônicos e uma tentativa.

Para o delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Ricardo Turra, a providência parece desnecessária, já que nenhuma explosão a caixa eletrônico foi registrada desde junho, quando cinco integrantes de uma quadrilha foram mortos pela Polícia Militar em uma troca de tiros no Anel Viário Norte. “Depois disso, não tivemos mais nenhum caso”, disse o delegado.

A mesma medida foi adotada na agência do Banco do Brasil localizada na rua Rodrigues Alves, na Vila Tibério, zona Oeste, no Santander da rua Coronel Luiz da Cunha, também na Vila Tibério, e na Caixa Econômica Federal da avenida Castelo Branco, na Nova Ribeirânia, zona Leste.

Provisório

Na Caixa da Castelo Branco, os terminais de autoatendimento estão abertos ao público de segunda a sexta-feira das 9h15 às 18h, mas, de acordo com o gerente José Humberto Martins, a restrição de horário é temporária, enquanto a agência está em reforma, em razão de uma explosão.

Os clientes desaprovam a mudança de horário. “Isso prejudica a gente. Eu costumava usar o banco às 7h. Agora tenho que usar na hora do almoço”, disse o operador de máquinas Elivânio Ribeiro, 29 anos.

Outro lado
Plano é submetido à PF

Por meio de nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que cada instituição financeira determina os padrões de segurança para suas agências. Os estabelecimentos bancários são obrigados a submeter à Polícia Federal um plano de segurança para que possam funcionar.

Aprovado o plano, são instalados todos os equipamentos de segurança e mobiliário da agência, como os caixas, os caixas eletrônicos, as câmeras de segurança, os vigilantes, as portas de segurança, entre outros.

“Os bancos brasileiros estão constantemente preocupados com a segurança de seus clientes e funcionários”, destacou a entidade.

Procurado pelo A Cidade, o Banco do Brasil também afirmou que avalia permanentemente o funcionamento de suas salas de autoatendimento e adota medidas que visam proporcionar mais segurança para os clientes e funcionários. O banco informou ainda que oferece canais alternativos de atendimento, como o Banco Postal, as casas lotéricas, o Internet Banking e a Central de Atendimento.



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