Pardo recebe esgoto sem parar há 3 dias

23/08/2014 11:17:00

Problema em estação elevatória no bairro Antonio Palocci causou vazamento

Um problema na Estação Elevatória do bairro Antônio Palocci, na zona Leste de Ribeirão Preto, provocou o vazamento de esgoto, que transbordou pela rua e caiu diretamente nas águas do rio Pardo. O problema acontece, sem interrupção, há três dias, segundo moradores.

Diversas crianças estavam nadando no rio, no momento, enquanto acontecia a descarga dos esgotos. O vazamento ocorreu nas proximidades do Clube dos Feirantes.

Segundo apurou o jornal, o problema é consequência da quebra de uma bomba responsável por direcionar o esgoto captado na região à Estação de Tratamento de Esgoto.

Impacto

“Qualquer volume de esgoto no rio é grave”, declarou o ambientalista Paulo Finotti, vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo.

Ele explicou que, por causa da forte estiagem e da correnteza muito fraca, o controle dos impactos ambientais é mais difícil e afeta diretamente a biodiversidade da área.

“Acidentes acontecem, mas as medidas de recuperação devem ser imediatas. Caso a situação persista, é possível até que a Cetesb tenha de ser acionada”, alertou.

Outro lado

Em nota de imprensa, o Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) informou que o vazamento ocorreu porque as bombas não estariam suportando o volume de esgotos, nos horários de pico.
A administração informou que a área técnica da autarquia acompanha o problema.

A Prefeitura também informou que o fabricante do equipamento foi acionado para providenciar o reparo na próxima semana.



    Mais Conteúdo