Avenida Maurílio Biagi terá proteção contra quedas de veículos em córrego

29/07/2014 10:04:00

Na primeira fase do projeto, serão 640 metros de proteção; no domingo, mais um veículo caiu na água

Arte / A Cidade
Avenida Maurílio Biagi receberá proteção contra quedas (Arte / A Cidade)

 

Alguém passa com o sinal vermelho, ocorre uma batida e o carro vai parar dentro do córrego Retiro Saudoso. Essa cena, mostrada inúmeras vezes no A Cidade, deve ficar mais difícil. A Prefeitura de Ribeirão Preto já contratou uma empresa para colocar 640 metros lineares de defensas metálicas na avenida Maurílio Biagi, divisa das zonas Leste e Sul.

A prefeitura inicia, nos próximos dias segundo as informações oficiais, a colocação de defensas metálicas em três trechos da avenida. Esse primeiro lote vai custar R$ 142 mil e será feito pela Construtora Said – a homologação da licitação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 21 de julho. A totalização do projeto depende de recursos.

“Nós dividimos o serviço em lotes e vamos licitando conforme o caixa da prefeitura permitir. Nossa meta é colocar defensas em todos os trechos que oferecem perigo aos motoristas. A Transerp [Empresa de Transportes e Trânsito de Ribeirão Preto] foi a responsável por fazer os levantamentos e apontar os locais prioritários”, informou o secretário de Obras Públicas, Abranche Fuad Abdo.

O problema
O último caso de veículo que caiu no Retiro Saudoso, na avenida Maurílio Biagi, foi registrado na madrugada de domingo. Após uma batida, o carro de uma mulher foi parar no córrego.

Populares que viram o acidente ajudaram a jovem a sair da água antes até da chegada do Corpo de Bombeiros. A mulher teve apenas ferimentos leves. A perícia ainda vai apurar a causa da batida, mas a suspeita é que um dos condutores passou no sinal vermelho.

Mas nem todos os motoristas que caem no córrego tem sorte de sair apenas com ferimentos leves.
Em janeiro de 2012, um garçom de 28 anos morreu após perder o controle do carro, que só parou dentro do Retiro Saudoso. Em 2011, no mesmo lugar, uma mulher de 33 anos também morreu após cair com o carro na água.

Trecho recebeu muretas para evitar acidentes

Em 2011, a Prefeitura de Ribeirão Preto colocou muretas de proteção no córrego Retiro Saudoso, entre as avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência, na região central da cidade.

O trecho que já recebeu a melhoria fica na avenida Francisco Junqueira – a avenida Maurílio Biagi é a continuação da via.

Na época, porém, a prefeitura ficou sem verba a paralisou o serviço de colocação das muretas. Na época, a Secretaria de Obras estimou em R$ 2 milhões o custo para a colocação da mesma proteção entre as avenidas Independência e Costábile Romano.

Stock Car

As muretas de concreto confeccionadas para as corridas da Stock Car, que acontece uma vez por ano em Ribeirão Preto desde 2010, também são usadas para evitar que carros caiam no Retiro Saudoso. 

A proteção, porém, é retirada toda vez que o circuito é montado – este ano a prova acontece em novembro, no Distrito Empresarial, na zona Norte.

 



    Mais Conteúdo