Parque Rubem Cione vira esconderijo de drogados e criminosos

21/02/2018 16:03:00

Área que deveria dar lugar ao maior parque ecológico da cidade acumula lixo, mato alto e traz transtornos aos moradores do Jardim Paiva

  
Cercado por árvores e com um riacho de água natural, o Parque Ecológico Rubens Cione tinha tudo para ser um dos mais belos cartões postais da cidade. Mas, em vez disso, a gigante área pública se transformou numa floresta abandonada, habitada apenas por usuários de droga e criminosos e usada como esconderijo de produtos de furto e roubo.  

Mato alto, lixo, e entulho dominam até a calçada externa do espaço prometido para ser um grande complexo de lazer, esporte e diversão para os moradores da região.   

Enquanto o projeto do complexo não sai do papel, quem se esbalda no espaço que está fechado para a população são a galinhas e cachorros, que circulam pela área livremente.  

"O povo não respeita, joga lixo. Nem o mato a prefeitura consegue cortar. É um absurdo, está tudo abandonado", disse o funileiro Saul Felipe Moreira, 25, morador e dono de uma oficina próxima.  

ACidade ON flagrou até sofá descartado ao lado da área.   

Faltam portas e janelas, mas sobram baratas e lixo na guarita da entrada. Apesar da sujeira, um colchão no chão indica que tem gente usando o espaço como moradia. Para os vizinhos, os únicos habitantes do espaço hoje são usuários de droga e criminosos. 

"Ali embaixo tem uma casinha, que serve de ponto de apoio para os usuários de droga. Sem contar, que os criminosos praticam roubos no bairro e escondem os objetos lá. Tenho muito medo pois moro bem perto", disse a auxiliar de limpeza Débora de Assis Garcia, 42.  

Única opção de lazer
Moradores reclamam que o parque seria a única opção para as práticas de esportes e lazer na região. Muitos ainda se arriscam fazendo caminhadas em seu entorno, porém a auxiliar de produção Tatiane Cristina de Oliveira, 29, diz ter sido vencida pelo medo.  

"Não tem segurança. Eu fazia caminhadas todos os dias com minha cunhada, mas olha o tamanho deste mato. A gente tem medo de assalto. Sempre vejo craqueiros por aqui. Não temos nenhuma opção de lazer aqui no bairro.", diz.  

Tatina diz sentir que a prefeitura esqueceu o Jardim Paiva. "Eu poderia estar me divertindo com um piquenique em família aos domingos, mas isso é somente um sonho para nós, moradores do bairro."  

Promessas
 
Em 2009, a prefeita Dárcy Vera assinou uma parceria com o governo estadual para a implantação do projeto que previa transforma a área no maior parque ecológico de Ribeirão Preto (SP), com quadra poliesportiva coberta, unidade de educação ambiental, ciclovia, trilhas e equipamentos de ginástica ao ar livre.  

Outro lado
Procurada, por meio de nota a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que o Parque ecológico Rubens Cione está na programação da Coordenadoria de Limpeza Urbana e a previsão é de que até o final do mês de fevereiro ocorra a limpeza no endereço.   

Quanto à data para o início das obras de construção e revitalização do Parque, para uma melhor qualidade de vida e lazer dos moradores da região Oeste, a Prefeitura não se pronunciou. Informou apenas ter realizado obras no ano passado, adicionando grades, estacionamentos recuados e implantação de gramas em uma parte do Parque.  

Sobre a falta de segurança no local Sobre a segurança, a administração informou que a Guarda Civil Municipal faz rondas periódicas no local, assim como a Polícia Militar.
 
(Túbero Neto, com supervisão de Rita Magahães)



    Mais Conteúdo