Validio José dos Santos, o Peninha, trabalha no Centro desde 1989

12/12/2017 08:41:00

Empresário está à frente da A Única Cafeteria

Weber Sian / A Cidade
Validio José dos Santos, o Peninha (foto: Weber Sian / A Cidade)

 

Quem passa pelo cruzamento das ruas São Sebastião e Álvares Cabral, no Centro, sente um delicioso cheirinho de café. A Única Cafeteria - a mais tradicional de Ribeirão Preto - é ponto certo de quem passa ou trabalha na região e uma ótima maneira de começar o dia.

À frente dela – desde 1989 – está Validio José dos Santos, o Peninha. “A Única é referência no Centro, pois existe há 80 anos, fundada por Oscar Zoega”, conta. A cafeteria, frequentada por pessoas influentes da cidade, transformou-se em ponto de encontro: o chamado ‘senadinho’.

“Por aqui passam todos os tipos de pessoas, desde lojistas a políticos e trabalhadores comuns. Gente que vive o Centro da cidade”, afirma Peninha. “A notícia de ontem é comentada hoje por aqui. E, imediatamente, se propõem soluções. O que é muito bom, pois transforma o espaço em ponto de encontro e debates”, reforça o ex-garçom, que está há 30 anos no Centro e adora participar dos debates que ocorrem na Única.

Tanto é que Peninha afirma que muitas coisas já aconteceram na cafeteria. “Ainda mais porque é um espaço frequentado por políticos”, frisa ele, ao lembrar a passagem do deputado federal Jair Bolsonaro pelo local. “O deputado esteve na Única em agosto deste ano e foi aqui que lhe deram uma ovada. O fato foi notícia em rede nacional.”

Entre cafés, pão com manteiga na chapa, debates, reclamações e soluções de problemas, Peninha segue um apaixonado pelo Centro de Ribeirão Preto. “Tenho uma ligação forte com esta região. Hoje, o Calçadão é minha vida e se não estou aqui, sinto muita falta”, conclui. 



    Mais Conteúdo