Ribeirão Preto pode ficar sem o feriado de São Sebastião

09/12/2017 10:50:00

Após pedido de empresários, Legislativo e Executivo estudam acabar com o feriado do padroeiro da cidade, no dia 20 de janeiro

Milena Aurea / A Cidade

 

Ribeirão Preto pode perder um feriado municipal. Trata-se do Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, comemorado no dia 20 de janeiro. O pedido para o fim do feriado partiu da classe empresarial, sob a alegação que o número elevado de folgas prejudica a economia do município.

O assunto foi tratado pela primeira vez em uma reunião em que o vereador Fabiano Guimarães (DEM) apresentou para os empresários a Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico já aprovada pela Câmara Municipal – inicia os trabalhos em 2018.

O tema voltou a ser debatido em uma reunião há uma semana no Palácio Rio Branco, com a presença de representantes da Igreja Católica. A coluna apurou que o Executivo e o Legislativo só vão dar andamento a possível suspensão do feriado caso a Igreja não se oponha, já que se trata de uma data religiosa.

Na sexta-feira (8), o ACidade ON entrou em contato com a Cúria de Ribeirão Preto, mas não conseguiu uma posição oficial sobre o tema. A Prefeitura foi questionada e afirmou que aguarda um pedido oficial das entidades sobre a questão.


Esperando para formalizar

Segundo Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto), as conversas estão ocorrendo.

“Algumas entidades estão se reunindo e conversando para que um feriado municipal possa se tornar facultativo com o intuito de que o comércio não seja prejudicado em virtude do fechamento dos estabelecimentos. Por enquanto, nada foi formalizado a respeito”, explicou Lopes.

Tempo curto para 2018
Mesmo que fique definida a suspensão do feriado, a medida só deve ocorrer para 2018. No ano que quem, o Dia de São Sebastião será um sábado. Para acabar com o feriado, a Câmara teria que alterar a Lei 11919/2009, que instituiu Sexta-feira da Paixão, 19 de junho (aniversário de Ribeirão), Corpus Christi e 20 de janeiro com os quatro feriados municipais. Por Lei Federal, cada município pode decretar quatro feriados ao longo do ano.

Veja a lista dos feriados de 2018:


- Confraternização Universal
– 1º de janeiro (Segunda)

- São Sebastião – 20 de janeiro (sábado) Municipal

- Carnaval – 13 de fevereiro (terça)

- Paixão de Cristo – 30 de março (sexta) 

Páscoa – 1º de abril (domingo)

- Tiradentes – 21 de abril (sábado)

- Dia do Trabalho – 1º de maio (terça)

- Corpus Christi – 31 de maio (quinta) 

- Aniversário de Ribeirão Preto – 19 de junho (terça) 

- Data Magna do Estado – 9 de julho (segunda)

- Independência do Brasil – 7 de setembro (sexta)

- Nossa Senhora de Aparecida – 12 de outubro (sexta)

- Finados – 2 de novembro (sexta)

- Proclamação da República – 15 de novembro (quinta)

- Natal – 25 de dezembro (terça)

FONTE: Prefeitura de Ribeirão Preto

 



    Mais Conteúdo