Setembro bate recorde de casos de dengue e Prefeitura retoma mutirões

19/10/2017 15:13:00

Casos de setembro representam 23% dos registrados neste ano; agora equipes farão varredura casa a casa

ACidade ON - Araraquara
Mutirão de combate a Dengue começa a ser feito neste final de semana 


Setembro foi um mês bem quente e com poucas chuvas, mesmo assim, Araraquara teve 11 casos de dengue confirmados. O número representa 25,6 % dos 43 casos ocorridos neste ano.

O aumento no número de casos é um dos motivos para que a Prefeitura retome as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, vetor dos vírus da dengue, zika e chikungunya. Neste sábado (21) começa o programa Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti, em parceria com a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, onde 120 agentes farão o famoso mutirão casa a casa.

Até o dia 11 de novembro, a varredura em busca de evitar a proliferação do mosquito será realizada todos os sábados.
A equipe de controle de vetores da Vigilância em Saúde (órgão da Secretaria Municipal da Saúde) concentrará os esforços em áreas em que há maior incidência de criadouros e casos da doença.

Serão realizadas inspeções casa a casa, vistorias de terrenos e área públicas, orientações à população, além de notificações e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito.

De acordo com a coordenadora executiva de Vigilância em Saúde, Joice Nogueira Calera, com a proximidade do período chuvoso e as altas temperaturas que caracterizam os próximos meses, o momento é crucial para que a população redobre os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

“Basta um curto período de chuva para que milhares de ovos de Aedes aegypti que estavam resistindo em recipientes secos se transformem em larvas, dando origem a mosquitos aptos a transmitir a doença. Ao mesmo tempo, com as chuvas, aumenta a oferta de locais para as fêmeas do Aedes aegypti colocarem seus ovos”, explica.

A coordenadora destaca a importância de fazer da inspeção em casa um hábito semanal e de não jogar lixo a céu aberto. “É preciso ainda que a população colabore com as equipes da Vigilância, permitindo a entrada nas residências dos agentes de combate ao mosquito”, enfatiza.

Paralelamente ao mutirão, a Prefeitura realiza o trabalho de inspeção casa a casa durante a semana e faz vistorias rotineiras em pontos de grande concentração de pessoas, além de arrastões frequentes e ações pontuais de fiscalização mediante denúncia.

Principais criadouros do mosquito Aedes aegypti:

• Caixas d’água
• Vasos de plantas
• Calhas de chuva
• Ralos
• Vasilhas de animais
• Garrafas
• Bandejas de ar-condicionado
• Bandejas de geladeira
• Vasos sanitários desativados ou pouco usados
• Lixo a céu aberto

 



    Mais Conteúdo